Letramento e Competência Informacional e as Relações Éticas na Gestão da Informação e do Conhecimento no Contexto da Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023047Palabras clave:
Ciência da informação, Inteligência artificial, Gestão da informação, Competência informacionalResumen
A inteligência artificial tem avançado rapidamente e é aplicada em diversas áreas, trazendo novidades no processo de tomada de decisões baseadas em dados. No contexto da gestão da informação e do conhecimento, ela tem o potencial de transformar os processos de coleta, análise, organização e disseminação de informações. No entanto, também surgem questões éticas complexas que exigem reflexão. O objetivo geral deste artigo é apresentar reflexões e conceitos sobre a inteligência artificial e as relações éticas na gestão da informação e do conhecimento. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa do tipo documental, com revisão baseada em fontes acadêmicas como artigos científicos, livros e documentos oficiais. A inteligência artificial vem transformando os paradigmas da gestão da informação e do conhecimento. Compreender as implicações éticas é essencial para garantir uma abordagem responsável, transparente e ética na sua utilização. Além disso, discutir as competências informacionais necessárias para lidar com a inteligência artificial é crucial para formar profissionais e gestores a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades proporcionadas por essa tecnologia em constante evolução.
Descargas
Referencias
Altet, M. Les compétences de l’enseignant-professionnel: entre savoir, schemes d’action et adaptation, le savoir analyser. In: L. Paquay et al (Eds.). Former des enseignants professionnels. Quelles strategies? Quelles compétences? Bruxelles: De Boeck, 1996, pp. 27-40.
Andrade, Marília Catarina. A produção científica sobre inteligência artificial e seus impactos: análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação, 2020.
Bates, Marcia J. The invisible substrate of information science. Journal of the American for Information Science. vol. 50, n. 12, 1999, pp. 1043-1050.
Bruce, C. S. Seven faces of information literacy. Adelaide: Aslib, 1997.
Campello, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, vol. 32, 2003, pp. 28-37.
Campello, Bernadete. Letramento informacional. Fundação Educativa do Bibliotecário na Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Eisenberg, M.; Berkowitz, L. Information problem-solving. New Jersey: Ablex, 1990.
Floridi, Luciano et. al. AI4People—an ethical framework for a good AI society: opportunities, risks, principles, and recommendations. Minds and machines. vol. 48, 2018, pp. 689-707.
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação. vol. 39, 2010, pp. 83-92.
Moreira, Jonathan Rosa; and Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira. Necessidade de informação e tecnologia da informação e comunicação: ensaio sobre uso e necessidade de informação para alinhamento estratégico entre TIC e Negócios. Tecnologias em Projeção, vol. 5, n. 2, 2014, pp. 1-5.
Moreira, Jonathan Rosa; and Ferneda, Edberto. Produção científica nos programas de pós-graduação nas áreas de informação no Brasil. Informação & Informação, vol. 25, n. 1, 2020, pp. 142-168.
Nespoli, Ziléa Baptista. Ciência, inteligência artificial e pós-modernidade. Revista Diálogo Educacional. vol. 4, n. 13, 2004, pp. 1-12
Neves, Bárbara Coelho. Inteligência artificial e computação cognitiva em unidades de informação: conceitos e experiências. Logeion: filosofia da informação. vol. 7, n. 1, 2020, pp. 186-205.
Street, Brian V. Literacy in theory and practice.Cambridge University Press, 1984.
Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, vol. 40, 2011, pp. 99-110.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jonathan Rosa Moreira, Jefferson Bruno Pereira Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License