Biblioteca pública como dispositivo de transformação social e a Agenda 2030

Autores/as

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-2635-9014
  • Odília Barbosa Ribeiro Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Zoraide Aparecida Gasparini Universidade Estadual de Londrina
  • Francisco Carlos Paletta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127

Palabras clave:

Biblioteca Pública, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Transformação Social

Resumen

O trabalho apresenta um estudo a respeito da biblioteca pública, suas potencialidades e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no repositório da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) a fim de encontrar publicações com datas entre 2015 e 2021. A partir dessa busca selecionou-se produções científicas que apresentam ações desenvolvidas por bibliotecas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. Realizou-se a análise desse material bibliográfico para conhecer como as bibliotecas públicas têm protagonizado a transformação social de suas comunidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Concluiu-se que as ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para atender as ODS são importantes e que outras bibliotecas devem se envolver nesta campanha e divulgar suas ações e resultados de modo a inspirar novas ações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Odília Barbosa Ribeiro Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Assis).  Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília (2007-2010).

  • Zoraide Aparecida Gasparini, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Estadual de Londrian (UEL). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

  • Francisco Carlos Paletta, Universidade Estadual de Londrina

    Professor e Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica.

Referencias

Alves, Mirian Ferreira. O papel das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional: a percepção dos bibliotecários, 2015, https://repositorio.unb.br/handle/10482/18779. Universidade de Brasília, Dissertação de Mestrado. Acessado 30 jun. 2021.

Arantes, Fernanda Mecking, e Bortolin, Sueli. “A significância das bibliotecas públicas para a geração polegar”. Anais do 4° Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC): Londrina, UEL, 2019. www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2019/coaic2019/paper/viewFile/627/433. Acessado 30 jun. 2021.

“Aula magna: Informação, Biblioteca e Sociedade”. YouTube, enviado por Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), 27 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=3SDg1RmY5TU&ab_channel=FEBAB. Acessado 30 jun. 2021.

Bernardino, Maria Cleide Rodrigues. “Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública.” Revista Conhecimento em Ação, vol. 2, no. 2, 2017, pp. 108-124, https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14011/9747. Acessado 30 jun. 2021.

Bernardino, Maria Cleide Rodrigues, e Suaiden, Emir José. “O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da Ciência da Informação.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 16, no. 4, 2011, pp. 29-41, https://www.scielo.br/j/pci/a/59tSQqr4G9TjSBNBGdXnrrv/?lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.

Cardoso, Nathalice Bezerra. “Contribuições das Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”. Anais do 27º Congresso Brasileiro De Biblioteconomia, Documentação e Ciência Da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1698/1699. Acessado 30 jun. 2021.

Castrillón, Silvia. “Qual é o lugar da leitura e da biblioteca na sociedade atual?” Revista Emília, 2014, https://revistaemilia.com.br/qual-e-o-lugar-da-leitura-e-da-biblioteca-na- sociedade-atual. Acessado 30 jun. 2021.

Costa, Teresa, e Alvim, Luísa. “A Agenda 2030 e a Ciência da Informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação.” RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 2, 2021, pp. 617-628, https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673. Acessado 30 jun. 2021.

Dantas, Jefferson Higino, e Silva, Lorena Nelza Ferreira. “Congregando ideias em prol das bibliotecas públicas: o relato de experiência do grupo de trabalho de bibliotecas públicas da ABDF.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 15, 2019, pp. 177-190, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1356/1178. Acessado 30 jun. 2021.

Ferrari, Adriana Cybele. “Brazilian Libraries and the 2030 Agenda: actions to support compliance with ODS”. Anais do 83° WLIC WROCLAW: Wroclaw, IFLA, 2017, pp. 1-8, http://library.ifla.org/id/eprint/1626/1/161-ferrari-en.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Gomes, Henriette Ferreira. “A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 19, 2014, pp. 151-163, https://www.scielo.br/j/pci/a/t4k6pt7pb4gTPXt5yWDszqD/?lang=pt&format=pdf. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem com a agenda 2030 das Nações Unidas. IFLA, 2016, http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU: programa de ação da IFLA para o desenvolvimento através das bibliotecas. IFLA, 2015, https://www.ifla.org/wp- content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acessado em: 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Lineamientos para los Servicios Bibliotecarios para Personas Sordas. IFLA, 2000, https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/publications/professional-report/64.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as bibliotecas públicas. IFLA, 1994, https://www.ifla.org/wpcontent/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL- manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Lima, Izabel de França, et al. “Além dos livros: a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão, ação e interação.” Inclusão Social, vol. 13, no. 1, 2019, pp. 84-97, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/134762. Acessado 30 jun. 2021.

Machado, Elisa, et al. “A biblioteca pública no espaço público: estratégias de mobilização cultural e atuação sociopolítica do bibliotecário”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 14, 2014, p. 115-127, https://www.scielo.br/j/pci/a/8bvbmCWcDDVZdpDFfnRzn5B/?format=pdf&lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.

Mariano, Paula Renata, et al., “Biblioteca pública de Lagoa Santa e a Agenda 2030: o projeto sala Braille como uma iniciativa de inclusão.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, 2021, pp. 1-28, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1421/1247. Acessado 30 jun. 2021.

Milanesi, Luís. “Biblioteca Pública: do século XIX para o século XXI.” Revista USP, no. 97, 2013, pp. 59-70, https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61685/64574. Acessado 30 jun. 2021.

Moreira, Aline da Silva, e Espíndola, Lara Vitória Pinto. A disseminação de informação e o papel social da biblioteca pública: relato do curso de alfabetização digital para mulheres na Biblioteca Pública do Espírito Santo. FEBAB, 2019, http://repositorio.febab.org.br/items/show/3105. Acessado 30 jun. 2021.

“O Bibliotecário como Agente de Transformação Social na Biblioteca Pública”. YouTube, enviado por Conselho Federal de Biblioteconomia, 19 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=wwjabo2vTrU. Acessado 30 jun. 2021.

Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. ONU, 2015, www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp- br-Agenda2030-completo-pt-br- 2016.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Pinto, Marli Dias Souza, et al., “Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas.” Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, vol. 28, no. 1, 2018, pp. 245-256, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34251/19707. Acessado 30 jun. 2021.

Plataforma Agenda 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [201-], http://www.agenda2030.com.br. Acessado 20 jun. 2021.

Rasteli, Alessandro, e Caldas, Rosangela Formentini. “Mediação cultural na biblioteca pública para a cultura de paz e integração social.” Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 4, no. 2, 2017, pp. 44-57, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/72805. Acessado 30 jun. 2021.

Russo, Mariza, e Silva, Solange de Souza Alves da. “Biblioteca pública em ação: o estudo de caso da Biblioteca Parque Manguinhos”. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Florianópolis, FEBAB, 2013, https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1277. Acessado 30 jun. 2021.

Sánchez-García, Sandra, e Yubero, Santiago. “Función social de las bibliotecas públicas: nuevos espacios de aprendizaje y de inserción social”. Profesional de la Información, vol. 24, no. 2, 2015, pp. 103-112, https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2015.mar.03/18803. Acessado 30 jun. 2021.

Santa Anna, Jorge, e Costa, Maria Elizabeth de Oliveira da. “Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no estado de Minas Gerais.” Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, vol. 25, no. 2, 2020, pp. 509-530, http://repositorio.febab.org.br/items/show/6152. Acessado 30 jun. 2021.

Spudeit, Daniela, e Prado, Jorge Moisés Kroll do. “Bibliotecas parque e Agenda 2030: análise das atividades no Rio de Janeiro”. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/835/656. Acessado 30 jun. 2021.

Tello, Felipe Meneses. “Bibliotecas y sociedad: el paradigma social de la biblioteca pública”. Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecología e Información, vol. 27, no. 61, 2013, pp. 157-173, https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187358X13725589. Acessado 30 jun. 2021.

Publicado

2021-10-27

Cómo citar

Pereira, Ana Paula, et al. “Biblioteca Pública Como Dispositivo De transformação Social E a Agenda 2030”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, Oct. 2021, p. e02127, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127.