Biblioteca pública como dispositivo de transformação social e a Agenda 2030

Authors

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-2635-9014
  • Odília Barbosa Ribeiro Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Zoraide Aparecida Gasparini Universidade Estadual de Londrina
  • Francisco Carlos Paletta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127

Keywords:

Public Library; 2030 Agenda; Sustainable Development Goals; Social Transformation.

Abstract

The work presents a study on the public library, its potential and the 2030 Agenda of the United Nations. Therefore, a bibliographic search was carried out in the Information Science Database (BRAPCI) and in the repository of the Brazilian Federation of Librarians, Information Scientists, and Institutions Associations (FEBAB) to find publications with dates between 2015 and 2021. From this search, some scientific productions that present actions developed by public libraries to achieve the Sustainable Development Goals proposed by Agenda 2030 were selected. This bibliographic material was analyzed to know how public libraries have been leading the social transformation of their communities based on the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. It was concluded that the actions developed by public libraries to meet the SDGs are important and that other libraries should get involved in this campaign and disseminate their actions and results to inspire new actions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Odília Barbosa Ribeiro Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Assis).  Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília (2007-2010).

  • Zoraide Aparecida Gasparini, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Estadual de Londrian (UEL). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

  • Francisco Carlos Paletta, Universidade Estadual de Londrina

    Professor e Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica.

References

Alves, Mirian Ferreira. O papel das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional: a percepção dos bibliotecários, 2015, https://repositorio.unb.br/handle/10482/18779. Universidade de Brasília, Dissertação de Mestrado. Acessado 30 jun. 2021.

Arantes, Fernanda Mecking, e Bortolin, Sueli. “A significância das bibliotecas públicas para a geração polegar”. Anais do 4° Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC): Londrina, UEL, 2019. www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2019/coaic2019/paper/viewFile/627/433. Acessado 30 jun. 2021.

“Aula magna: Informação, Biblioteca e Sociedade”. YouTube, enviado por Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), 27 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=3SDg1RmY5TU&ab_channel=FEBAB. Acessado 30 jun. 2021.

Bernardino, Maria Cleide Rodrigues. “Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública.” Revista Conhecimento em Ação, vol. 2, no. 2, 2017, pp. 108-124, https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14011/9747. Acessado 30 jun. 2021.

Bernardino, Maria Cleide Rodrigues, e Suaiden, Emir José. “O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da Ciência da Informação.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 16, no. 4, 2011, pp. 29-41, https://www.scielo.br/j/pci/a/59tSQqr4G9TjSBNBGdXnrrv/?lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.

Cardoso, Nathalice Bezerra. “Contribuições das Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”. Anais do 27º Congresso Brasileiro De Biblioteconomia, Documentação e Ciência Da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1698/1699. Acessado 30 jun. 2021.

Castrillón, Silvia. “Qual é o lugar da leitura e da biblioteca na sociedade atual?” Revista Emília, 2014, https://revistaemilia.com.br/qual-e-o-lugar-da-leitura-e-da-biblioteca-na- sociedade-atual. Acessado 30 jun. 2021.

Costa, Teresa, e Alvim, Luísa. “A Agenda 2030 e a Ciência da Informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação.” RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 2, 2021, pp. 617-628, https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673. Acessado 30 jun. 2021.

Dantas, Jefferson Higino, e Silva, Lorena Nelza Ferreira. “Congregando ideias em prol das bibliotecas públicas: o relato de experiência do grupo de trabalho de bibliotecas públicas da ABDF.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 15, 2019, pp. 177-190, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1356/1178. Acessado 30 jun. 2021.

Ferrari, Adriana Cybele. “Brazilian Libraries and the 2030 Agenda: actions to support compliance with ODS”. Anais do 83° WLIC WROCLAW: Wroclaw, IFLA, 2017, pp. 1-8, http://library.ifla.org/id/eprint/1626/1/161-ferrari-en.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Gomes, Henriette Ferreira. “A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 19, 2014, pp. 151-163, https://www.scielo.br/j/pci/a/t4k6pt7pb4gTPXt5yWDszqD/?lang=pt&format=pdf. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem com a agenda 2030 das Nações Unidas. IFLA, 2016, http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU: programa de ação da IFLA para o desenvolvimento através das bibliotecas. IFLA, 2015, https://www.ifla.org/wp- content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acessado em: 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Lineamientos para los Servicios Bibliotecarios para Personas Sordas. IFLA, 2000, https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/publications/professional-report/64.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as bibliotecas públicas. IFLA, 1994, https://www.ifla.org/wpcontent/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL- manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Lima, Izabel de França, et al. “Além dos livros: a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão, ação e interação.” Inclusão Social, vol. 13, no. 1, 2019, pp. 84-97, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/134762. Acessado 30 jun. 2021.

Machado, Elisa, et al. “A biblioteca pública no espaço público: estratégias de mobilização cultural e atuação sociopolítica do bibliotecário”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 14, 2014, p. 115-127, https://www.scielo.br/j/pci/a/8bvbmCWcDDVZdpDFfnRzn5B/?format=pdf&lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.

Mariano, Paula Renata, et al., “Biblioteca pública de Lagoa Santa e a Agenda 2030: o projeto sala Braille como uma iniciativa de inclusão.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, 2021, pp. 1-28, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1421/1247. Acessado 30 jun. 2021.

Milanesi, Luís. “Biblioteca Pública: do século XIX para o século XXI.” Revista USP, no. 97, 2013, pp. 59-70, https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61685/64574. Acessado 30 jun. 2021.

Moreira, Aline da Silva, e Espíndola, Lara Vitória Pinto. A disseminação de informação e o papel social da biblioteca pública: relato do curso de alfabetização digital para mulheres na Biblioteca Pública do Espírito Santo. FEBAB, 2019, http://repositorio.febab.org.br/items/show/3105. Acessado 30 jun. 2021.

“O Bibliotecário como Agente de Transformação Social na Biblioteca Pública”. YouTube, enviado por Conselho Federal de Biblioteconomia, 19 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=wwjabo2vTrU. Acessado 30 jun. 2021.

Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. ONU, 2015, www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp- br-Agenda2030-completo-pt-br- 2016.pdf. Acessado 30 jun. 2021.

Pinto, Marli Dias Souza, et al., “Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas.” Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, vol. 28, no. 1, 2018, pp. 245-256, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34251/19707. Acessado 30 jun. 2021.

Plataforma Agenda 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [201-], http://www.agenda2030.com.br. Acessado 20 jun. 2021.

Rasteli, Alessandro, e Caldas, Rosangela Formentini. “Mediação cultural na biblioteca pública para a cultura de paz e integração social.” Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 4, no. 2, 2017, pp. 44-57, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/72805. Acessado 30 jun. 2021.

Russo, Mariza, e Silva, Solange de Souza Alves da. “Biblioteca pública em ação: o estudo de caso da Biblioteca Parque Manguinhos”. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Florianópolis, FEBAB, 2013, https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1277. Acessado 30 jun. 2021.

Sánchez-García, Sandra, e Yubero, Santiago. “Función social de las bibliotecas públicas: nuevos espacios de aprendizaje y de inserción social”. Profesional de la Información, vol. 24, no. 2, 2015, pp. 103-112, https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2015.mar.03/18803. Acessado 30 jun. 2021.

Santa Anna, Jorge, e Costa, Maria Elizabeth de Oliveira da. “Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no estado de Minas Gerais.” Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, vol. 25, no. 2, 2020, pp. 509-530, http://repositorio.febab.org.br/items/show/6152. Acessado 30 jun. 2021.

Spudeit, Daniela, e Prado, Jorge Moisés Kroll do. “Bibliotecas parque e Agenda 2030: análise das atividades no Rio de Janeiro”. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/835/656. Acessado 30 jun. 2021.

Tello, Felipe Meneses. “Bibliotecas y sociedad: el paradigma social de la biblioteca pública”. Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecología e Información, vol. 27, no. 61, 2013, pp. 157-173, https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187358X13725589. Acessado 30 jun. 2021.

Published

2021-10-27

How to Cite

Pereira, Ana Paula, et al. “Biblioteca Pública Como Dispositivo De transformação Social E a Agenda 2030”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, Oct. 2021, p. e02127, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127.