Eye tracking e reações da pupila em estudos de User Experience
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02113Palabras clave:
Eye tracking, User experience, Reações da pupila, Análise de sentimentosResumen
Os constantes avanços tecnológicos direcionaram a sociedade para um consumo de informações cada vez mais intermediado pelas interfaces das Tecnologias de Informação e Comunicação, refletindo na relevância de estudos que investigam a experiência de interação entre humano-computador na Ciência da Informação. Este trabalho possui como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica sobre estudos de eye tracking e reações da pupila em estudos de User Experience. Possui uma abordagem quanti-qualitativa, sendo caracterizado sob o ponto de vista de seus objetivos como exploratório. O levantamento bibliográfico resultou em 100 artigos para análise, tendo seis deles sido selecionados ao final da triagem por incluírem a aplicação do instrumento eye tracker, estudarem as reações da pupila, e apresentarem métodos passíveis de uso ou adaptação para a Ciência da Informação. Percebeu-se que todos os estudos selecionados usaram o instrumento eye tracker, junto de outra medida de controle ambiental dos estudos, para a análise de sentimentos através das reações da pupila. Conclui-se que as metodologias utilizadas por outras áreas caracterizam-se como possibilidades para o desenvolvimento de investigações dentro da Ciência da Informação.
Descargas
Referencias
Araújo, C. A. A. O que é ciência da informação. KMA, 2018.
Baharom, N. H., et al. “Positive emotion recognition through eye tracking technology”, Journal of Advanced Manufacturing Technology, vol. 13, no. 1, 2019, pp. 143-152, no. special, https://jamt.utem.edu.my/jamt/article/view/5683/3857. Acessado 10 fev. 2021.
Bojko, A. Eye tracking the user experience a practical guide to research. Rosenfeld, 2013.
Ferreira, A. M. J. F. C., et al. Anais do 6º Seminário em Ciência da Informação: fenômenos emergentes na Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina, 2016.
International Organization for Standardization. ISO 690:2010(EN): Information and documentation – Guidelines for bibliographic references and citations to information resources, https://www.iso.org/ui/#iso:std:iso:690:ed-3:v1:en. Acessado 15 abr. 2021.
Marshall, S. P. “Method and apparatus for eye tracking and monitoring pupil dilation to evaluate cognitive activity”, Current assignee: eye tracking LLC, San Diego State University Research Foundation, Patent Number: 6,090,051, Publication date: 3 Mar. 1999, Priority date: 18 Jul 2000, https://patents.google.com/patent/US6090051A/en. Acessado 10 fev. 2021.
Prodanov, C. C. and Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Feevale, 2013.
Roa-Martínez, S. M. and Vidotti, S. A. B. G. “Eye tracking y usabilidad em ambientes informacionales digitales: revisión teórica y propuesta de procedimiento de evaluación”, Transinformação, vol. 32, Epub fev. 2020, doi: 10.1590/1678-9865202032e190067. Acessado 10 fev. 2021.
Rodas, C. M., et al. “Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking”, Inf. & Soc.: Est., vol. 26, no. 2, maio/ago. 2016, pp. 37-50, https://core.ac.uk/download/pdf/296778038.pdf. Acessado 20 abr. 2021.
Rodas, C. M. Padrão de comportamento na busca de informação em mecanismo de busca: um enfoque com a tecnologia de eye tracking, 2017. Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Tese de Doutorado.
Sepúlveda, M. I. M. and Araújo, C. A. A. “Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: um estudo de caso do sistema de bibliotecas da UFMG”, Revista ACB, vol. 17, no. 2, set. 2012, pp. 269-287, https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/842/pdf. Acessado 15 abr. 2021.
Schall, A. and Bergstrom, J. R. Eye tracking in user experience design. Elsevier, 2014.
Tobii Pro. Webinar: the power of the pupil, 2020, https://www.tobiipro.com/news-events/events/webinar-the-power-of-the-pupil/webinar-recording/. Acessado 10 jan. 2021.
Tullis, T. and Albert, B. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. 2. ed. Elsevier, 2013.
Vidotti, S. A. B. G., et al. “Arquitetura da informação e o eye tracking: o que o olhar e os dados revelam”. Informação & Tecnologia, vol. 3, no. 1, jan./jun. 2016, pp. 181-202, doi: 10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42941. Acessado 10 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Suellen Elise Timm Barros, Heytor Diniz Teixeira, Cecilio Merlotti Rodas, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Rachel Cristina Vesu Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License