Eye tracking e reações da pupila em estudos de User Experience

Autores/as

  • Suellen Elise Timm Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Heytor Diniz Teixeira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cecilio Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rachel Cristina Vesu Alves Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02113

Palabras clave:

Eye tracking, User experience, Reações da pupila, Análise de sentimentos

Resumen

Os constantes avanços tecnológicos direcionaram a sociedade para um consumo de informações cada vez mais intermediado pelas interfaces das Tecnologias de Informação e Comunicação, refletindo na relevância de estudos que investigam a experiência de interação entre humano-computador na Ciência da Informação. Este trabalho possui como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica sobre estudos de eye tracking e reações da pupila em estudos de User Experience. Possui uma abordagem quanti-qualitativa, sendo caracterizado sob o ponto de vista de seus objetivos como exploratório. O levantamento bibliográfico resultou em 100 artigos para análise, tendo seis deles sido selecionados ao final da triagem por incluírem a aplicação do instrumento eye tracker, estudarem as reações da pupila, e apresentarem métodos passíveis de uso ou adaptação para a Ciência da Informação. Percebeu-se que todos os estudos selecionados usaram o instrumento eye tracker, junto de outra medida de controle ambiental dos estudos, para a análise de sentimentos através das reações da pupila. Conclui-se que as metodologias utilizadas por outras áreas caracterizam-se como possibilidades para o desenvolvimento de investigações dentro da Ciência da Informação.

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Biografía del autor/a

  • Suellen Elise Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

  • Heytor Diniz Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

  • Cecilio Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no IFSP e na UNESP.

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na UNESP.

  • Rachel Cristina Vesu Alves, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na UNESP.

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Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Timm Barros, Suellen Elise, et al. “Eye Tracking E reações Da Pupila Em Estudos De User Experience”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, July 2021, p. e02113, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02113.

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