O Design da Informação na criação de um modelo para o Museu Afro Brasil

um estudo comparativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.08.p65

Keywords:

Informação e Tecnologia, Web colaborativa, Design da Informação, Curadoria Digital, Museus.

Abstract

O uso de Web colaborativa em ambientes digitais de comuni-cação e disseminação da informação por instituições museo-lógicas possibilita, de forma ideal, o acesso e a interação com internautas. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, os Websites de museus afro, em sua grande maioria, utilizam, ainda, de um modelo informacional na ambiência virtual caracterizado como Web 1.0. Buscamos, neste sentido, sob a égide da Ciência da Informação (CI), comparar e analisar recursos do Design da Informação (DI) e de Curadoria Digital do Website do Museu Afro Brasil (MAB) e do Canadian Museum of History nas convergências de linguagens em suas interfaces de interação. A metodologia se caracteriza como teórica e exploratória, com fundamentação teórica sobre o Design da Informação e funcionalidades da Web 2.0. A análise comparativa com Canadian Museum of History oferece subsídios para a verificação da interatividade e pode ser modelar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria José Vicentini Jorente, UNESP/Marilia

    Docente do PPGCI UNESP/Marilia

  • Natalia Nakano, UNESP/Marilia

    Doctoral Student in Information Science, UNESP, Marilia

  • Lucinéia da Silva Batista, UNESP/Marilia
    Mestranda no PPGCI UNESP/Marilia
  • Nandia Letícia Freitas Rodrigues, UNESP/Marilia

    Aluna do curso de Biblioteconomia da UNESP/Marilia

References

.

Published

2016-11-01

Issue

Section

Selected Papers EIICA 2015

How to Cite

Jorente, Maria José Vicentini, et al. “O Design Da Informação Na criação De Um Modelo Para O Museu Afro Brasil: Um Estudo Comparativo”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, no. 2, Nov. 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.08.p65.

Most read articles by the same author(s)