Indicadores alternativos e tradicionais da Revista Estudos Feministas Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n1.06.p112

Palavras-chave:

Métricas Alternativas, Métricas Tradicionais, Publicação de Acesso Aberto, Base de dados Dimensions, Coeficiente de Pearson

Resumo

A conexão de indicadores tradicionais e alternativos de impacto acadêmico têm sido recomendados por estudiosos do campo dos estudos métricos por serem considerados complementares e oferecerem um quadro mais completo da avaliação de resultados de pesquisa. A partir dessa perspectiva o presente estudo de cunho exploratório descritivo, teve o objetivo de analisar o coeficiente de correlação entre o impacto tradicional e alternativas da Revista Estudos Feministas. A amostra constituiu o período de 2001 a 2018. Os dados de análise foram obtidos na base Dimensions via API. Foram analisados 1.296 textos que contaram com 2.609 citações e 5.982 dados altmétricos. Os resultados apontaram que o Mendeley obteve uma avaliação positiva na correlação do coeficiente de Pearson ao ser comparada com o quantitativo de artigos publicados e com os indicadores de citação e visibilidade. O estudo detectou que os dados altmétricos são 4,6 vezes maiores que o tradicional, apesar de flutuantes eles são importantes para a indicação das ferramentas e redes onde estão os leitores e usuários que compartilham conteúdo científico.

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Biografia do Autor

Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes. Atua nos seguintes grupos de pesquisa:  Instituto Biblion; NUPEARC - Núcleo de pesquisas e estudos em arquivos contemporâneos; Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics). Desenvolve pesquisa em: Publicação científica de acesso aberto; Altmetria e suas aplicações. Desde 2013 atua como editora Gerente na Revista Ágora: arquivologia em debate da UFSC. Brasil, Santa Catarina.

Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do "Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web" (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico "Ciência da Informação em Revista". Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Brasil, Alagoas.

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos NUPEAC do Departamento de Ciência da Informação UFSC. É editora da Revista Ágora: arquivologia em debate da UFSC. Brasil, Santa Catarina.

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Fachin, J., R. F. Araújo, e U. Blattmann. “Indicadores Alternativos E Tradicionais Da Revista Estudos Feministas Brasileira”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 14, nº 1 - jan-mar, março de 2020, p. 112-29, doi:10.36311/1981-1640.2020.v14n1.06.p112.

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