Produção científica brasileira
caminhos norteadores para instituições de fomento a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.05.p46Palavras-chave:
Produção científica, Ciência da Informação, Arquitetura da Informação.Resumo
A pesquisa em questão possui como objetivo geral propor um modelo de arquitetura da informação de forma que possa quantificar a produção científica brasileira. Para a produção desse artigo, foram utilizadas como aporte teórico autores que conceituam a pesquisa científica, tais como os processos que envolvem uma publicação. Além disso, os conceitos de Arquitetura da Informação e Ciência da Informação foram fundamentais para apresentar a proposta de fluxo da informação, desde a solicitação do ISSN e ISBN até a atualização do currículo Lattes. Também foi realizado um levantamento dos números de publicações científicas geral e por área dos periódicos cadastrados na base de dados SUCUPIRA. Tal estudo foi fundamental para responder parte do problema da pesquisa que está relacionado ao quantitativo de publicações pelos pesquisadores brasileiros. Dentre alguns dos resultados esperados, pôde-se perceber que existe uma variação representativa entre o quantitativo de periódicos cadastrados na base de dados Sucupira. Essa variação de periódicos, por área e por classificação, não permite quantificar a produção dos pesquisadores. Como proposta para solução, foi elaborado uma proposta de modelo de Arquitetura da Informação que interfere diretamente no fluxo da informação com relação a produção científica brasileira. Essa mudança, permitirá por exemplo que as instituições de fomento possam elaborar editais específicos de bolsas para áreas de pesquisa que necessitam de incentivo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License