O Design da Informação na criação de um modelo para o Museu Afro Brasil

um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.08.p65

Palavras-chave:

Informação e Tecnologia, Web colaborativa, Design da Informação, Curadoria Digital, Museus.

Resumo

O uso de Web colaborativa em ambientes digitais de comuni-cação e disseminação da informação por instituições museo-lógicas possibilita, de forma ideal, o acesso e a interação com internautas. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, os Websites de museus afro, em sua grande maioria, utilizam, ainda, de um modelo informacional na ambiência virtual caracterizado como Web 1.0. Buscamos, neste sentido, sob a égide da Ciência da Informação (CI), comparar e analisar recursos do Design da Informação (DI) e de Curadoria Digital do Website do Museu Afro Brasil (MAB) e do Canadian Museum of History nas convergências de linguagens em suas interfaces de interação. A metodologia se caracteriza como teórica e exploratória, com fundamentação teórica sobre o Design da Informação e funcionalidades da Web 2.0. A análise comparativa com Canadian Museum of History oferece subsídios para a verificação da interatividade e pode ser modelar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria José Vicentini Jorente, UNESP/Marilia

    Docente do PPGCI UNESP/Marilia

  • Natalia Nakano, UNESP/Marilia

    Doutoranda no PPGCI UNESP/Marilia

  • Lucinéia da Silva Batista, UNESP/Marilia
    Mestranda no PPGCI UNESP/Marilia
  • Nandia Letícia Freitas Rodrigues, UNESP/Marilia

    Aluna do curso de Biblioteconomia da UNESP/Marilia

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Trabalhos Selecionados EIICA 2015

Como Citar

Jorente, Maria José Vicentini, et al. “O Design Da Informação Na criação De Um Modelo Para O Museu Afro Brasil: Um Estudo Comparativo”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 2, novembro de 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.08.p65.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)