Governo eletrônico e participação política nos websites dos deputados da Assembléia Legislativa do estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n1.05.p59

Palavras-chave:

Governo Eletrônico, Ambiente Web, TICs, Participação Política, Democratização da Informação, Acesso à Informação, Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação potencializam, a partir da Internet, um espaço para a discussão e deliberação política, aproximando cidadãos e governos através de recursos interativos como e-mails, fóruns, ouvidoria on-line, chats e outros. Observa-se, dessa forma, o crescente esforço e investimento dos governos e representantes políticos em organizar, gerenciar e disponibilizar informações de interesse público na Web, constituindo o governo eletrônico. Destarte, o objetivo deste artigo pretende investigar as condições de participação política dos cidadãos a partir das ferramentas interativas disponibilizadas nos websites dos deputados do Estado da Bahia. Com o caráter descritivo, esta pesquisa procurou identificar apenas os sites dos deputados registrados na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). Na tabulação dos dados, adaptou-se o quarto nível do formulário Níveis de Participação dos Cidadãos: a Escola de Avaliação – proposto por Marques (2007), para uma planilha do software Excel e, para a discussão destes, utilizou-se a análise quali-quantitativa. Os resultados desta pesquisa demonstram o estado incipiente dos websites dos deputados do Estado da Bahia quanto às oportunidades de participação política em rede, distando dos princípios que regem o governo eletrônico. Este trabalho apresenta parte dos estudos que auxiliarão o projeto de pesquisa em desenvolvimento pelo presente autor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Ciência da Informação - PPGCI/UFBA - Linha de Pesquisa: Políticas, Tecnologias e Usos da Informação (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada - NPGA/EAUFBA e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciências da Informação - ICI/UFBA. Professor convidado da Pós-Graduação da Escola de Administração, Instituto de Ciência da Informação e Faculdade de Farmácia. Possui experiência em Informação, Participação Política e Democracia Digital.

Referências

.

Publicado

2010-06-05

Como Citar

Santos, J. C. S. dos. “Governo eletrônico E participação política Nos Websites Dos Deputados Da Assembléia Legislativa Do Estado Da Bahia”. Brazilian Journal of Information Science, vol. 3, nº 1, junho de 2010, doi:10.36311/1981-1640.2009.v3n1.05.p59.

Edição

Seção

Artigos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)