Descrição e Representação de Informação sobre Obras de Arte dos Acervos de Museus
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023054Palavras-chave:
Descrição de obras de arte, Representação de informação em arte, Museologia, Objetos museológicos, Padrões de metadatosResumo
A representação de informação no mundo da arte enfrenta o problema da ausência de profundidade nas descrições. O presente estudo tem abordagem quantitativa, caráter descritivo, desenho experimental e corte transversal. Seu objetivo é analisar o processo de descrição para a representação de informação sobre obras de arte nos acervos dos museus. Entre seus procedimentos metodológicos estão à entrevista individual em profundidade (in-depth interviews), como método para coleta de dados e as visitas técnicas guiadas. Para alcançar seu propósito, caracterizam-se as coleções e analisam-se as práticas de descrição, por meio dos sites e bases de dados do DOMUS ARTIUM; Museu de Salamanca; Museu Art Nouveau e Art Déco - Casa Lis; Arquivo da Catedral de Salamanca; e do Museu Nacional de Belas Artes de Cuba. O comportamento da descrição não tem o nível de profundidade necessário. Portanto, as linguagens, normas e modelos conceituais para a descrição devem ser utilizados coerentemente e evoluir ainda mais. A aplicação de métodos semânticos e interdisciplinares resulta de extrema importância para alcançar um senso de informação mais preciso e logicamente estruturado, revelar novos conhecimentos e oferecer dados interoperáveis sobre os acervos museológicos, que possam ser recuperados de forma eficaz, obtendo assim um maior aprofundamento no estudo das obras de arte.
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