Descrição e Representação de Informação sobre Obras de Arte dos Acervos de Museus

Autores

  • Beatriz Tarré Alonso Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0183-2119
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Cardozo Padilha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023054

Palavras-chave:

Descrição de obras de arte, Representação de informação em arte, Museologia, Objetos museológicos, Padrões de metadatos

Resumo

A representação de informação no mundo da arte enfrenta o problema da ausência de profundidade nas descrições. O presente estudo tem abordagem quantitativa, caráter descritivo, desenho experimental e corte transversal. Seu objetivo é analisar o processo de descrição para a representação de informação sobre obras de arte nos acervos dos museus. Entre seus procedimentos metodológicos estão à entrevista individual em profundidade (in-depth interviews), como método para coleta de dados e as visitas técnicas guiadas. Para alcançar seu propósito, caracterizam-se as coleções e analisam-se as práticas de descrição, por meio dos sites e bases de dados do DOMUS ARTIUM; Museu de Salamanca; Museu Art Nouveau e Art Déco - Casa Lis; Arquivo da Catedral de Salamanca; e do Museu Nacional de Belas Artes de Cuba. O comportamento da descrição não tem o nível de profundidade necessário. Portanto, as linguagens, normas e modelos conceituais para a descrição devem ser utilizados coerentemente e evoluir ainda mais. A aplicação de métodos semânticos e interdisciplinares resulta de extrema importância para alcançar um senso de informação mais preciso e logicamente estruturado, revelar novos conhecimentos e oferecer dados interoperáveis sobre os acervos museológicos, que possam ser recuperados de forma eficaz, obtendo assim um maior aprofundamento no estudo das obras de arte.

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Biografia do Autor

Beatriz Tarré Alonso, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Bibliotecologia e Ciência da Informação e bacharelada em Ciência da Informação pela Universidade de Havana. Atualmente é bolsista de doutorado da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento. Ela tem experiência em museologia, representação da informação, gestão documental, patrimônio cultural e arte.

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 240 - Carvoeira, 88040-900, Florianópolis - SC, Brasil.

Renata Cardozo Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora adjunta do Curso de Graduação em Museologia da UFSC. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento.

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Publicado

2023-12-03

Como Citar

Tarré Alonso, B., C. Monteiro de Barros, e R. Cardozo Padilha. “Descrição E Representação De Informação Sobre Obras De Arte Dos Acervos De Museus”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, dezembro de 2023, p. e023054, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023054.