Classificação de livro (Book Classification - William Torrey Harris)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02135Palavras-chave:
classificaçãoResumo
O artigo aqui traduzido, originalmente intitulado Book Classification, publicado na segunda metade do século XIX, no periódico norte-americano The Journal of Speculative Philosophy (v. 4, n. 2, 1870, p. 114-129), é de autoria do filósofo e educador reformista, também norte-americano, William Torrey Harris (1835-1909). Ao tornar público um sistema de classificação de livros desenvolvido pelo próprio Harris para a rede de bibliotecas das escolas públicas da cidade de St. Louis (USA), o artigo acabou exercendo uma influência definitiva na história da construção das classificações bibliográficas, no período que marca a virada do século XIX para o século XX. Ao propor um arranjo de livros inspirado pela narrativa de Francis Bacon (faculdades mentais = memória, imaginação e razão), mas conduzido teoricamente pela perspectiva hegeliana que dá primazia à razão, e, portanto, à Filosofia e à Ciência, a classificação de Harris ganhou notoriedade na América do Norte e serviu de base para a construção da Classificação Decimal de Dewey que, por sua vez, se tornaria uma das mais influentes classificações bibliográficas do mundo ocidental. A importância histórica e teórica da classificação de Harris motivou a tradução deste artigo, originalmente escrito em inglês americano, para a língua portuguesa do Brasil. É importante frisar que os tradutores procuraram ao máximo manter a estilística do texto do autor, própria do século XIX.
Downloads
Referências
HARRIS, W. T. "Book Classification". The Journal Of Speculative Philosophy, vol. 4, n. 2, pp. 114-129, 1870.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo de Sales, Camila Monteiro de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License