Classificação de livro (Book Classification)

Autores

  • Rodrigo de Sales Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02135

Palavras-chave:

classificação

Resumo

O artigo aqui traduzido, originalmente intitulado Book Classification, publicado na segunda metade do século XIX, no periódico norte-americano The Journal of Speculative Philosophy (v. 4, n. 2, 1870, p. 114-129), é de autoria do filósofo e educador reformista, também norte-americano, William Torrey Harris (1835-1909). Ao tornar público um sistema de classificação de livros desenvolvido pelo próprio Harris para a rede de bibliotecas das escolas públicas da cidade de St. Louis (USA), o artigo acabou exercendo uma influência definitiva na história da construção das classificações bibliográficas, no período que marca a virada do século XIX para o século XX. Ao propor um arranjo de livros inspirado pela narrativa de Francis Bacon (faculdades mentais = memória, imaginação e razão), mas conduzido teoricamente pela perspectiva hegeliana que dá primazia à razão, e, portanto, à Filosofia e à Ciência, a classificação de Harris ganhou notoriedade na América do Norte e serviu de base para a construção da Classificação Decimal de Dewey que, por sua vez, se tornaria uma das mais influentes classificações bibliográficas do mundo ocidental. A importância histórica e teórica da classificação de Harris motivou a tradução deste artigo, originalmente escrito em inglês americano, para a língua portuguesa do Brasil. É importante frisar que os tradutores procuraram ao máximo manter a estilística do texto do autor, própria do século XIX. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Referências

HARRIS, W. T. "Book Classification". The Journal Of Speculative Philosophy, vol. 4, n. 2, pp. 114-129, 1870.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Sales, R. de, e C. Monteiro de Barros. “Classificação De Livro (Book Classification)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 16, março de 2022, p. e02135, doi:10.36311/1981-1640.2022.v16.e02135.

Edição

Seção

Traduções