Competência em Informação como Inovação Social no Sistema de Justiça
ambiguidades entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023057Palavras-chave:
Competência em informação, Inovação social, Agenda 2030, Sistema de justiça, Teoria da AtividadeResumo
O sistema de justiça passa por uma intensa transformação digital, o que demanda a adequação aos novos processos e dinâmicas de trabalho, com o consequente desenvolvimento de habilidades para a criação, uso e compartilhamentoL da informação ao longo da vida. O presente artigo se trata de estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, realizado em instituições do sistema de justiça, com o objetivo de identificar convergências e conflitos entre teoria e prática sobre os temas competência em informação e inovação social na prática dos atores do sistema de justiça, verificando-se a existência de possíveis lacunas no desenvolvimento desses processos. As técnicas de coleta de dados consistiram de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita por meio da Teoria da Atividade com vistas a encontrar ambiguidades e contradições entre teoria e prática no sistema de justiça. Os resultados apontam para a importância da capacitação continuada e de uma abordagem interdisciplinar entre a competência em informação e a inovação social, para superar desafios ligados ao uso informacional. Conclui-se que há um potencial campo de pesquisa relacionado ao desenvolvimento da competência em informação para a implementação de inovações sociais, tais como a Agenda 2030.
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