A Teoria da Atividade na Compreensão da Competência em Informação como Inovação Social
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02129Palavras-chave:
Competência em Informação, Inovação Social, Teoria da Atividade, Aprendizagem ExpansivaResumo
A competência em informação ganhou relevância por ser um pilar fundamental para a aprendizagem ao longo da vida, uma vez que desenvolve a compreensão sobre a forma, os processos e o ciclo de produção e uso crítico de diferentes modalidades de informação. A competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto e, por ser considerada essencial para o pleno desenvolvimento humano, pode ser considerada como inovação social, uma vez que a inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais. O presente artigo é uma revisão de literatura que visa elucidar como a Teoria da Atividade de Engeström é uma potencial teoria para representar o processo subjacente de transferência de aprendizagem que ocorre nos processos de competência em informação transformacional em um contexto de inovação social, contrastando-a com a perspectiva situacional de competência em informação, em que a aprendizagem não é automaticamente transferível de um contexto para outro, mas mediadas pela prática e limitadas à situação, a inovação pode ser engessada pelo movimento de aprendizagem unidirecional que torna experiente o aprendiz de uma prática.
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