Atuação dos Bibliotecários na Educação a Distância em Universidades Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023056Palavras-chave:
Biblioteconomia, Bibliotecários, Educação a distância, Ensino superiorResumo
O presente artigo tem o objetivo de compreender a atuação dos bibliotecários no contexto da educação a distância em instituições de ensino superior brasileiras, considerando ações de ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se por um estudo de campo realizado com bibliotecários de seis cidades brasileiras; usa o método de análise de conteúdo e apresenta categorias que traduzem a sua prática profissional. No tocante à atuação dos bibliotecários na EaD, dos seis bibliotecários participantes da pesquisa, quatro profissionais falaram que exercem a atividade inerente à sua formação básica; um afirmou estar trabalhando como designer instrucional, e o outro disse que soma dois papéis, o de tutor e o de conteudista. Concernente ao público que os bibliotecários atendem, foram citados seis perfis de usuários: coordenador de EaD, professor conteudista, professor-tutor, designer instrucional, bibliotecários e alunos de EaD. Quanto à percepção dos bibliotecários sobre a sua participação na EaD, eles têm uma visão positiva a respeito da sua atuação e confirmam a sua relevância dentro das equipes de EaD. Infere-se, então, que os bibliotecários podem ocupar e assumir outros papéis como profissionais da informação no contexto da educação a distância, tais como: professor, tutor, designer instrucional, dentre outros.
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