Atuação dos Bibliotecários na Educação a Distância em Universidades Brasileiras

Autores

  • Paula Pinheiro da Nóbrega Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Andréa Soares Rocha da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1993)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023056

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Bibliotecários, Educação a distância, Ensino superior

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender a atuação dos bibliotecários no contexto da educação a distância em instituições de ensino superior brasileiras, considerando ações de ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se por um estudo de campo realizado com bibliotecários de seis cidades brasileiras; usa o método de análise de conteúdo e apresenta categorias que traduzem a sua prática profissional. No tocante à atuação dos bibliotecários na EaD, dos seis bibliotecários participantes da pesquisa, quatro profissionais falaram que exercem a atividade inerente à sua formação básica; um afirmou estar trabalhando como designer instrucional, e o outro disse que soma dois papéis, o de tutor e o de conteudista. Concernente ao público que os bibliotecários atendem, foram citados seis perfis de usuários: coordenador de EaD, professor conteudista, professor-tutor, designer instrucional, bibliotecários e alunos de EaD. Quanto à percepção dos bibliotecários sobre a sua participação na EaD, eles têm uma visão positiva a respeito da sua atuação e confirmam a sua relevância dentro das equipes de EaD. Infere-se, então, que os bibliotecários podem ocupar e assumir outros papéis como profissionais da informação no contexto da educação a distância, tais como: professor, tutor, designer instrucional, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Tutora de cursos EaD do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Saúde (GETS), Grupo de Pesquisa coordenado pela Professora Dra. Andréa Soares Rocha da Silva e do Grupo de Pesquisa Representação da Informação (GPRI), liderado pelos Professores Doutores Virgínia Bentes Pinto e Heliomar Cavati Sobrinho. Temáticas de interesse de pesquisa: Relação entre Ciência da Informação: Tecnologias e Educação; Gestão da Informação; Atuação do Profissional Bibliotecário no Campo das Tecnologias. Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Presta consultoria na área de normalização bibliográfica e gestão da informação. Ministra aulas nos seguintes temas: educação, normalização bibliográfica, metodologia da pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas, gestão e comunicação, gestão de pessoas. Foi Monitora na Disciplina Processos Informacionais em Educação a Distância do Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2021.2. É membro do Conselho Editorial da Editora IMAC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente sou docente do Departamento e da Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência, Mediação em Ambientes de Informação ? (CMAI), cadastrado na plataforma CNPq. Líder da Rede de Estudo em Ciência da Informação sobre Desinformação ? (RECIDES). Sou membra do Grupo de Trabalho Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação (GT-CoInfo/FEBAB). Coordenadora do Grupo de Trabalho: Informação, Educação e Trabalho da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (GT6/ANCIB). Na área da Ciência da Informação venho desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos seguintes temas: competência em informação e midiática, desinformação, gestão da informação, atuação e ensino em Biblioteconomia, Divulgação e Informação científica e tecnológica.

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1993)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela FACED/UFC (2009). Professora Associada III do Departamento de Fisioterapia, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC) e colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/UFC/RENASF). Coordenadora do Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS). Experiência em pesquisa na área de Educação a Distância, Tecnologias Educacionais em Saúde e Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, avaliação, tecnologia educacional, sistemas de informação, software, informática em saúde e bases de dados.

Referências

Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, vol. 2, no. 1, 2009, pp. 89-103.

Almeida, Robinson Mascarenhas, e Mucheroni, Marcos Luiz. Arquitetura da informação, design instrucional e desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA’s): proposta de configuração de uma nova ecologia da informação. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação: Florianópolis, FEBAB, 2013.

Association of College & Research Libraries. “Roles and strengths of teaching librarians”. ACRL, 2017, https://www.ala.org/acrl/standards/teachinglibrarians. Acessado em 16 dez. 2023.

Bardin, Laurence. “Análise de conteúdo”. Edições 70, 2016.

Barreiro, Rommulo Mendes Carvalho. “Um breve panorama sobre o design instrucional”. EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância, vol. 6, no. 2, 2016, pp. 61-75, doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375. Acessado 22 fev. 2021.

Behar, Patricia Alejandra, organizadora. “Modelos pedagógicos em educação a distância”. Artmed, 2009.

Blattmann, Ursula, e Rados, Gregório Jean Varvakis. “Direitos autorais e internet: do conteúdo ao acesso”. Revista Online da Biblioteca Joel Martins, vol. 2, no. 3, 2001, pp. 86-96, https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/583/598. Acessado 20 fev. 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Ministério da Educação, 2007.

Castro Filho, Claudio Marcondes de. “As competências, os perfis e os aspectos sociais do bibliotecário na educação”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 14, no. 2, 2016, pp. 247-261, doi: https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i2.8643650. Acessado 21 fev. 2021.

Coelho, Clara Duarte, e Conceição, Valdirene Pereira da. “Serviço de extensão bibliotecária: do uso aos sentidos uma retrospectiva histórica”. Revista PerCursos, vol. 15, no. 29, 2014, pp. 57-78, doi: http://dx.doi.org/10.5965/1984724615292014057. Acessado 08 jun. 2023.

Cordeiro, E. C. A., e Dimário, C. J. K. Competência social do bibliotecário: uma reflexão. Anais do XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias: São Paulo, CRUESP, 2008.

Cunha, Murilo Bastos da, Amaral, Sueli Angelica, e Dantas, Edmundo Brandão. “Manual de estudo de usuários da informação”. Atlas, 2015.

Girard, Carla Daniella Teixeira et al., Responsabilidade social da biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as):pensando sobre a intersecção no contexto da pandemia e infodemia. Ciência da Informação em Revista, vol. 10, no. 1/3, 2023, pp. 1-20, https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13927/10853. Acessado 20 ago. 2023.

Hubner, Marcos Leandro Freitas, e Kuhn, Ana Carolina Araújo. “Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem”. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, vol. 31, no. 1, 2017, pp. 51-72, doi: https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509. Acessado 20 fev. 2021.

Instituto Rui Barbosa. O ensino a distância pós-pandemia veio para ficar. Instituto Rui Barbosa, 2022, https://institutoruibarbosa.com.br/ficaadica/o-ensino-a-distancia-pos-pandemia-veio-pra-ficar/. Acessado 08 jun. 2023.

Lima, Willams dos Santos Rodrigues, et al., “A educação a distância e o processo de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades”. Em Rede Revista de Educação a Distância, vol. 13, no. 1, 2016, pp. 51-64, doi: https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.86. Acessado 11 abr. 2020.

Lucca, Djuli Machado de, Pinto, Marli Dias de Souza, e Vitorino, Elizete Vieira. “Educação de usuários e competência em informação: interlocuções teóricas e práticas”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 15, no. 1, 2019, pp. 170-193, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1160. Acessado 19 ago. 2023.

Machado, Raquel Bernardete, Vianna, William Barbosa, e Matias, Márcio. “Ciência da informação e usabilidade: relações conceituais fundamentais”. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, vol. 10, no. 2, set. 2019/fev. 2020, pp. 4-19, https://brapci.inf.br/index.php/res/download/134961. Acessado 10 dez. 2023.

Masetto, Marcos Tarciso. “Competência pedagógica do professor universitário”. 2. ed. rev., Summus, 2012.

Moraes, Marielle Barros de. “A interdisciplinaridade da biblioteconomia a partir da sua historicidade curricular”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, 2015. pp. 9-26, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/554/412. Acessado 08 jun. 2023.

Moreira, Marco A., e Masini, Elcie F. Salzona. “A teoria cognitiva de aprendizagem”. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Autoria de Moreira, Marco A., e Masini, Elcie F. Editora Moraes, 1982, pp. 7-25.

Nóbrega, Paula Pinheiro da. A atuação do bibliotecário na educação a distância online: Cenário e contexto de Fortaleza, 2018. Universidade Federal do Ceará, Mestrado dissertação.

Nunes, Martha Suzana Cabral. “Bibliotecários e documentalistas na França: origens e percursos da formação do profissional da informação”. Informação em Pauta, vol. 1, no. 1, p. 79-97, 2016, doi: https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i1.2016.2951. Acessado 22 fev. 2021.

OPAS. “Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a covid-19”: Kit de ferramentas de transformação digital: ferramentas de conhecimento. OPAS, 2020.

Oliveira, Antonio Jose Barbosa de, e Cranchi, Daniela Carvalho. “O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo”. Informação & Sociedade, vol. 27, no. 2, 2017, pp. 35-47, https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32654. Acessado 21 fev. 2021.

Oliveira, Carolina Maciel de et al., “A aprendizagem criativa como um dos pilares para o curso de desenvolvimento profissional para educadores: universidades criativas em ação.” E-Mosaicos, vol. 11, no. 26, 2022, pp. 87-105, https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/45398/42253. Acessado 5 dez. 2023.

Oliveira, Cristiane Neves de, e Matta, Alfredo Eurico Rodrigues. Repositórios virtuais como espaços para difusão dos resultados de projetos de pesquisa e extensão universitária: uma proposta socioconstrutivista. Anais do 25 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância: Poços de Caldas, ABED, 2019.

Oliveira, João Augusto Dias Barreira e, e Jorente, Maria José Vicentini. “Design da informação e sua relevância para a ciência da informação”. Encontros Bibli, vol. 24, no. 54, 2019, pp. 25-37, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p25/38072. Acessado 20 fev. 2022.

Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki, Silva, Rafaela Carolina, e Belluzzo, Regina Celia Baptista. “A competência em informação (CoInfo) como um fator fundamental para a educação no Brasil”. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, vol. 11, no. 1, jan./abr. 2018, pp. 23-41.

Reimer, Marilene, e Zagonel, Rosa M. “A indissociabilidade consciente: uma reflexão sobre o cotidiano da docência”. Extensão em Foco, no. 9, 2014, pp. 50-60, doi: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i9.38916. Acessado 21 fev. 2021.

Rodrigues, Jucyara da Silva, e Costa, Francisca Carine Farias. “Desafios e perspectivas do bibliotecário normalizador de trabalhos acadêmicos”. Revista Bibliomar, vol. 22, no. 1, jan./jun. 2023, pp. 35-52, https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20840. Acessado em 16 dez. 2023.

Rowe, Diva Ester Okazaki. “Perspectivas do ensino-aprendizagem e habilidades necessárias ao administrador: um estudo de caso.” Adagro, 2004, https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25453. Acessado em 19 ago. 2023.

Santos, Júlio César Furtado dos. “O desafio de promover a aprendizagem significativa”. pp. 1-6, [20--], https://www.juliofurtado.com.br/textodesafio.pdf. Acessado 08 jun. 2023.

Silva, Ana Lúcia da, et al., “Teletrabalho e a atuação do profissional bibliotecário: relatos de experiências, caminhos e perspectivas com apoio das tecnologias de acesso livre”. RevIU: Revista Informação & Universidade, vol. 2, 2020, pp. 1-13, http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/29. Acessado 20 fev. 2021.

Silva, Gesiele Farias da, e Gallotti, Monica Marques Carvalho. “O papel da biblioteca e do bibliotecário na educação a distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte”. Conhecimento em Ação, vol. 4, no. 2, 2019, pp. 89-110, https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30201. Acessado 20 fev. 2021.

Silva, Margarete Bernardo Tavares, et al., “Extensão universitária: oportunidade de aprendizagem significativa para acadêmicos de enfermagem através da construção do conceito de determinantes sociais de saúde”. Revista Conexão UEPG, vol. 12, no. 3, 2016, pp. 462-475, https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/8664/5418. Acessado 21 fev. 2021.

Soares, Laura Valladares de Oliveira, Luce, Bruno Fortes, e Estabel, Lizandra Brasil. “A implementação da alfabetização midiática e informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares.” Ciência da Informação, vol. 51, no. 3, 2022, pp. 159-172, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5985. Acessado 19 ago. 2023.

Sapienza, Graziela, Aznar-Farias, Maria, e Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos. “Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico.” Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 22, no. 2, 2009, pp. 208-213, https://www.scielo.br/j/prc/a/vMG7FbmB3V5Zsd7ChFnwsLk/#. Acessado 20 ago. 2023.

Vale, Helena Cristina Pimentel do, et al., “Condições de acesso a informação no contexto do polo de educação a distância da Universidade Aberta Do Brasil”. ReDoc, vol. 2, no. 1, 2018, pp. 39-68, https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/30655/23584. Acessado 08 jun. 2023.

Vianna, Agatha. Panorama da pesquisa universitária no Brasil: angústias e proposições. Criar Educação, vol. 5, no. 1, 2015, pp. 1-15, http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/1431/2131. Acessado 20 fev. 2021.

Vignali, Carolina. Tripé universitário: princípio da indissociabilidade: a tríade que rege o ensino, pesquisa e extensão nas IES. Unesp, 2020, https://www.faac.unesp.br/#!/noticia/1873/tripe-universitario. Acessado 21 fev. 2021.

Villalobos, Ana Paula de Oliveira, e Silva, Daniel Cerqueira. As potencialidades da web semântica para a ciência da informação, Ponto de Acesso, vol. 4, no. 2, 2010, pp. 58-75, https://brapci.inf.br/index.php/res/download/79484. Acessado 20 ago. 2023.

Xavier, Antonio Carlos. “Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da geração Y”. Calidoscópio, vol. 9, no. 1, 2011, pp. 3-14, https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748/149. Acessado 08 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Pinheiro da Nóbrega, P., G. Belmont de Farias, e A. Soares Rocha da Silva. “Atuação Dos Bibliotecários Na Educação a Distância Em Universidades Brasileiras”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, dezembro de 2023, p. e023056, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023056.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)