A Hipervelocidade nas Redes Sociais
perspectivas filosóficas e informacionais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023044Palavras-chave:
Sociedade da Informação, Sociedade da Transparência, Sociedade do Cansaço, Redes sociaisResumo
Trata-se de um estudo teórico cuja questão de pesquisa é como a hipervelocidade da circulação de informações nas redes sociais funda um novo sujeito informacional? O objetivo é enveredar por uma discussão teórica a respeito da temática e caracterizar este novo sujeito informacional, com base nos conceitos de aldeia global, de Marshall McLuhan (1994), da positividade, do cansaço e da transparência de Byung-Chul Han (2017a, 2017b), para entender o fenômeno da hipervelocidade da disseminação e reprodução da informação e de seu reverso, a desinformação. O universo da pesquisa levou em consideração as ferramentas e mecânicas das redes sociais online Facebook, Instagram e Twitter, além do relatório We are Social e Hootsuite, de 2022. Foi possível perceber que a dinâmica destes serviços traz uma nova relação das pessoas com a informação. A hipervelocidade, o cansaço, a necessidade de estar em evidência nestas redes causa não somente sofrimento, mas dificuldade de apreender informação e de não estar constantemente nestes espaços, opinando, interagindo, de maneira transparente e irreflexiva.
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