Grupo focal na Ciência da Informação

papel do moderador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023016

Palavras-chave:

Ciência da informação, Grupo focal, Moderador, Competências do moderador

Resumo

Trata do papel do moderador na utilização do grupo focal para coleta de dados em pesquisas acadêmicas. Inclui breve revisão de literatura, de caráter narrativo, sobre conceito, origem e características dessa técnica. Mostra as competências necessárias para o exercício da função de moderador e as melhores práticas para o desenvolvimento dessa dinâmica de coleta de informações. Para a revisão de literatura, o acesso aos artigos ocorreu por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Google Acadêmico. Mostra resultado de levantamento na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações; em revistas classificadas como A1, A2 e B1, na área de comunicação e informação; e nos anais XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, sobre a utilização do grupo focal em trabalhos de pós-graduação. Apresenta trabalho de pós-doutorado, que mostra o papel do moderador como fator crítico de sucesso na coleta de dados. Conclui que o moderador precisa desenvolver competências conceituais, procedimentais e atitudinais, das quais as últimas são as mais exigidas. Ressalta que o pesquisador pode desempenhar o papel de moderador ou atuar como segundo moderador ou como observador e passar essa função para alguém com experiência em coordenação de grupos.

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Biografia do Autor

  • Maria Albeti Vieira Vitoriano, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Engenharia de Computação, com ênfase em Redes de Computadores, pela USP/FIA e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação (AESI), pela Fundação Getúlio Vargas. Certificada em ITIL e COBIT Foundation, Gerenciamento de Projetos (PMP) e Coach Ontológico pela Escola Newfield do Chile. Atuou como Consultora, Gerente Executiva e Gerente Geral da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Banco do Brasil S.A e como Superintendente de TIC do Banco Cooperativo do Brasil S.A. Consultora ad hoc do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

    Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Lisboa; Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora associada da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Vitoriano, Maria Albeti Vieira, e Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque. “Grupo Focal Na Ciência Da Informação: Papel Do Moderador”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, abril de 2023, p. e023016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023016.