Grupo focal na Ciência da Informação
papel do moderador
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023016Palavras-chave:
Ciência da informação, Grupo focal, Moderador, Competências do moderadorResumo
Trata do papel do moderador na utilização do grupo focal para coleta de dados em pesquisas acadêmicas. Inclui breve revisão de literatura, de caráter narrativo, sobre conceito, origem e características dessa técnica. Mostra as competências necessárias para o exercício da função de moderador e as melhores práticas para o desenvolvimento dessa dinâmica de coleta de informações. Para a revisão de literatura, o acesso aos artigos ocorreu por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Google Acadêmico. Mostra resultado de levantamento na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações; em revistas classificadas como A1, A2 e B1, na área de comunicação e informação; e nos anais XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, sobre a utilização do grupo focal em trabalhos de pós-graduação. Apresenta trabalho de pós-doutorado, que mostra o papel do moderador como fator crítico de sucesso na coleta de dados. Conclui que o moderador precisa desenvolver competências conceituais, procedimentais e atitudinais, das quais as últimas são as mais exigidas. Ressalta que o pesquisador pode desempenhar o papel de moderador ou atuar como segundo moderador ou como observador e passar essa função para alguém com experiência em coordenação de grupos.
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