The Place of Memory in the Elaboration of Archival and Preservation Policy

A Study Carried out in the Light of Information Science

Authors

  • Ingrid Lima Euzebio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023019

Keywords:

Information Science, Archival Policy, Preservation Policy, Institutional memory, Social memory

Abstract

This article aims to understand the importance of memory in the elaboration of relevant archival policies for society, enabling the continuity of preservation programs and practices that contribute to access to information in the digital age. For this, a qualitative analysis was carried out through descriptive research and, regarding methodological procedures, a literature review of the scientific production available in the Information Science Database. The results allow the perception of the relationship between memory and politics in the area of ​​Archival Science, leading to the understanding that the decisions and deliberations about the policy, aimed at the preservation and access to archival documents, end up composing and contributing to the mediation process involving the treatment and dissemination of information. Social memory influences information environments such as: archives, documentation centers and other information units, public or private, whose goal is to guard and preserve documental sets of interest to society, relating to the institutional memory of the organization and contributing to the articulation between theory and practice related to archival policy that focuses on document access and preservation.

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Author Biographies

  • Ingrid Lima Euzebio, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Arquivista da Procuradoria Geral do Município de Cariacica. Especialista em gestão de projetos. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). 

  • Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão ?Informa-Ação e Cultura? e da atividade de pesquisa e extensionista ?Rede de Estudos das Competências? (REC). Pesquisadora da Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã registrada na Plataforma Brasil. Demonstra interesse pelas áreas: competência em informação; competência leitora; competência narrativa (contação de histórias); informação, saúde e sociedade; leitura literária e biblioterápica; planejamento de ações culturais, educativas e informativas; serviço de referência e sistemas de recuperação da informação; tecnologias de leitura, informação e comunicação; uso ético da informação e desinformação. Autora de artigos publicados em revistas científicas, em capítulos de livros organizados por pesquisadores, em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, em livros literários e acadêmicos completos, como a obra "Competência Leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI" produzida pela Edufes e as obras da ?Coleção Tradição e Tecnologia? publicada pela Faculdade de Ciências da Informação (FCI) da UnB: ?Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade? (volume 1) e ?Modelo de rede colaborativa baseado nas competências em informação e narrativa (volume 3). Ocupa uma cadeira na Academia Capixaba de Artes e Letras de Poetas Trovadores (ACALPT-CTC) envolvendo-se em movimentos culturais que compreendem a arte, a informação e a literatura espírito-santense. (Texto informado pelo autor)

  • Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação. E-mail: luizarquivologia@gmail.com.

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Published

2023-04-15

How to Cite

“The Place of Memory in the Elaboration of Archival and Preservation Policy: A Study Carried Out in the Light of Information Science”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, Apr. 2023, p. e023019, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023019.

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