Cultura Digital na BNCC

Necessidade da Competência em Informação para o Processo Formativo do Professor

Autores

  • Fábio Araújo Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Jefferson Veras Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Andréa Soares Rocha da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023001

Palavras-chave:

Competência informacional; Competência digital; Cultura digital; Formação docente

Resumo

A revolução tecnológica tem contribuído para ampliar o acesso à informação, acarretando, com isso, a necessidade de novos conhecimentos e competências para o professor atuar no contexto educacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem é de natureza qualitativa, estando classificada, ainda, como exploratória quanto aos objetivos. Os resultados apontam para a necessidade de se contemplar a competência informacional quanto às formações inicial e continuada do professor, sendo a BNCC um instrumento favorável ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca, acesso e uso da informação de modo a aprimorar práticas pedagógicas contemporâneas. Conclui-se que as competências informacional e digital são necessárias à práxis docente para trabalhar com a informação e produzir conhecimentos a partir dos princípios da cultura digital nas perspectivas de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fábio Araújo Bezerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Física, Química e Biológicas pela Faculdade Internacional do Delta (FID) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Ítalo Brasileira (FIB).  Participante do Programa de Formação Continuada de Professores Itinerários Formativos - COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA DOCÊNCIA (Seduc-CE/2020). Mestrando em Ciências da Informação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atualmente é professor da ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DONA LUÍZA TIMBÓ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica.

Jefferson Veras Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC).

Andréa Soares Rocha da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Educação pela (FACED/UFC). Professora Associada II do Departamento de Fisioterapia, e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/UFC/RENASF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV)/Pró-Reitoria de Graduação UFC. Procuradora Institucional de Educação Superior (PI) UFC. Recenseadora Institucional CENSUP (RI) UFC.

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Publicado

2023-01-14

Como Citar

Araújo Bezerra, F., J. Veras Nunes, e A. Soares Rocha da Silva. “Cultura Digital Na BNCC: Necessidade Da Competência Em Informação Para O Processo Formativo Do Professor”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2023, p. e023001, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023001.

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