Cultura Digital na BNCC

Necessidade da Competência em Informação para o Processo Formativo do Professor

Autores

  • Fábio Araújo Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Jefferson Veras Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Andréa Soares Rocha da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023001

Palavras-chave:

Competência informacional; Competência digital; Cultura digital; Formação docente

Resumo

A revolução tecnológica tem contribuído para ampliar o acesso à informação, acarretando, com isso, a necessidade de novos conhecimentos e competências para o professor atuar no contexto educacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem é de natureza qualitativa, estando classificada, ainda, como exploratória quanto aos objetivos. Os resultados apontam para a necessidade de se contemplar a competência informacional quanto às formações inicial e continuada do professor, sendo a BNCC um instrumento favorável ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca, acesso e uso da informação de modo a aprimorar práticas pedagógicas contemporâneas. Conclui-se que as competências informacional e digital são necessárias à práxis docente para trabalhar com a informação e produzir conhecimentos a partir dos princípios da cultura digital nas perspectivas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Araújo Bezerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Física, Química e Biológicas pela Faculdade Internacional do Delta (FID) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Ítalo Brasileira (FIB).  Participante do Programa de Formação Continuada de Professores Itinerários Formativos - COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA DOCÊNCIA (Seduc-CE/2020). Mestrando em Ciências da Informação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atualmente é professor da ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DONA LUÍZA TIMBÓ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica.

  • Jefferson Veras Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC).
  • Andréa Soares Rocha da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Educação pela (FACED/UFC). Professora Associada II do Departamento de Fisioterapia, e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/UFC/RENASF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV)/Pró-Reitoria de Graduação UFC. Procuradora Institucional de Educação Superior (PI) UFC. Recenseadora Institucional CENSUP (RI) UFC.

Referências

Agneessens, F., Borgatti, S. P.,and Everett, M. G. "Geodesic based centrality: Unifying the local and the global". Social Networks, n. 49, May 2017, pp. 12–26.

Barabási, A. L., and Bonabeau, E. "Scale-Free Networks". Scientific American, n. 288, 2003, pp. 60–69. doi:10.1038/scientificamerican0503-60

Boccaletti, S., Latora, V., Moreno, Y., Chavez, M., and Hwang, D. U. "Complex networks: Structure and dynamics". Physics Reports, n. 424, 2006, pp. 175-308. doi:https://doi.org/10.1016/j.physrep.2005.10.009

Bollobás, B., Janson, S., and Riordan, O. "Sparse random graphs with clustering". Random Structures & Algorithms, n. 38, 2011, pp. 269–323.

Bonacich, P. "Power and Centrality: A Family of Measures". American Journal of Sociology, n. 92, 1987, pp. 1170–1182. doi:10.1086/228631

Borgatti, S. P. "Identifying sets of key players in a social network". Computational & Mathematical Organization Theory, n. 12, 2006, pp. 21–34.

Borgatti, S. P., and Everett, M. G. "A graph-theoretic perspective on centrality". Social networks, n. 28, 2006, pp. 466–484.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, 1988.

Clauset, A., Shalizi, C. R., and Newman, M. E. "Power-law distributions in empirical data". SIAM Review, n. 51, 2009, pp. 661–703. doi:10.1137/070710111

Coppin, B. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

Fischetti, M. Physics or Fashion? What Science Lovers Link to Most: Science aficionados have odd and surprising interests. Scientific American, 2011, https://www.scientificamerican.com/article/graphic-science-science-lovers-web-traffic/

Lample, G., Ballesteros, M., Subramanian, S., Kawakami, K., and Dyer, C. "Neural Architectures for Named Entity Recognition". arXiv:1603.01360 [cs], 2016, http://arxiv.org/abs/1603.01360

Luz de Araujo, P. H., de Campos, T. E., de Oliveira, R. R. R., Stauffer, M., Couto, S., and Bermejo, P. "LeNER-Br: a dataset for named entity recognition in Brazilian legal text". In International Conference on the Computational Processing of Portuguese (PROPOR), Lecture Notes on Computer Science (LNCS), Canela, RS, Brazil. Springer. 2018, pp. 313–323,

Marteleto, R. M. "Redes Sociais, Mediação e Apropriação De Informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação". Revista Telfract, n. 1, 2018.

Mendonça, J., Macedo, H., Bisbo, T., Santos, F., Silva, N., and Barbosa, L. "Paramopama: a Brazilian-Portuguese corpus for named entity recognition". 12th National Meeting on Artificial and Computational Intelligence (ENIAC) 2015.

Nadeau, D., and Sekine, S. "A survey of named entity recognition and classification". Linguisticae Investigationes, n. 30, 2007, pp. 3–26. http://www.ingentaconnect.com/content/jbp/li/2007/00000030/00000001/art00002

Newman, M. E. "A measure of betweenness centrality based on random walks". Social Networks, n. 27, 2005, pp. 39-54. doi: https://doi.org/10.1016/j.socnet.2004.11.009

Pastor-Satorras, R., and Vespignani, A. Evolution and structure of the Internet: A statistical physics approach. Cambridge University Press, 2007.

Presidência da República. Detalhamento dos Servidores Públicos por Órgão, Portal da Transparência, 2021, https://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/orgao?ordenarPor=orgaoSuperiorLotacaoSIAPE&direcao=asc

Recuero, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Universidade Federal do Tocantins. Resolução nº 21, de 26 de outubro de 2016. Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais, 2016, pp. 18.

Wasserman, S., Faust, K., & others. Social network analysis: Methods and applications (Vol. 8). Cambridge university press, 1994.

Watts, D. J. Small worlds: the dynamics of networks between order and randomness. Princeton university press, 2004.

Downloads

Publicado

2023-01-14

Como Citar

Araújo Bezerra, Fábio, et al. “Cultura Digital Na BNCC: Necessidade Da Competência Em Informação Para O Processo Formativo Do Professor”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2023, p. e023001, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023001.