O Conceito de Relevância e as Técnicas de Search Engine Optimization

suas implicações no ranqueamento nos mecanismos de busca

Autores

  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cineia Josefina da Rocha Amorim Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cecilo Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023009

Palavras-chave:

Mecanismos de busca, Search engine optimization, Relevância, Otimização de motor de busca

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais conectada, a produção de conteúdos digitas nas redes socias, blogs e outras plataformas têm apresentado um crescimento exponencial em termos de produção de informacional. O presente estudo apresenta como o uso das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), pode contribuir no processo de ranqueamento nos mecanismos de busca e tem como objetivo identificar quais as técnicas de Search Engine Optimization devem ser aplicadas para se obter uma melhor relevância nos mecanismos de busca. Considerando a falta de investigação dedicadas entre as temáticas, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, com o propósito de contextualizar o cenário de pesquisa atual entre sobre ambas as temáticas. Percebeu-se que todos os estudos selecionados aplicaram as técnicas de Search Engine Optimization em ambientes informacionais digitais. Conclui-se que as técnicas de Search Engine Optimization quando aplicadas a ambientes informacionais digitais, podem trazer vários benefícios a esses ambientes digitais como por exemplo: melhorar a visibilidade, o ranqueamento nos mecanismos de busca e transformar esses ambientes cada vez mais relevantes nos mecanismos de busca, assim facilitando e contribuindo para a recuperação da informação na Web.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP

  • Cineia Josefina da Rocha Amorim, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

  • Cecilo Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília.

Referências

BORLUND, P. The concept of relevance in IR. Journal of the American Society for information Science and Technology, v. 54, n. 10, p. 913–925, 2003.

BUSH, V. As we may think. The atlantic monthly, v. 176, n. 1, p. 101–108, 1945.

COSIJN, E.; INGWERSEN, P. Dimensions of relevance. Information Processing & Management, v. 36, n. 4, p. 533–550, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306457399000722. Acesso em: 10 Jan. 2022.

DAVIS, H. Search engine optimization. [S.l.]: “O’Reilly Media, Inc.”, 2006.

DOVER, D.; DAFFORN, E. Search engine optimization (SEO) secrets. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2011. v. 141.

ENGE, E. et al. The art of SEO. [S.l.]: “O’Reilly Media, Inc.”, 2012.

FISHKIN, Rand. The Beginner's Guide to SEO: rankings and traffic through search engine optimization. Rankings and Traffic Through Search Engine Optimization. Moz. Disponível em: https://moz.com/beginners-guide-to-seo. Acesso em: 15 jan. 2023.

GANDOUR, A.; REGOLINI, A. Web site search engine optimization: a case study of Fragfornet. Library Hi Tech News, 2011.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HJØRLAND, B. The foundation of the concept of relevance. Journal of the american society for information science and technology, v. 61, n. 2, p. 217–237, 2010.

KHAN, M. N. A.; MAHMOOD, A. A distinctive approach to obtain higher page rank through search engine optimization. Sādhanā, v. 43, n. 3, p. 1–12, 2018.

KILLORAN, J. B. How to use search engine optimization techniques to increase website visibility. IEEE Transactions on professional communication, v. 56, n. 1, p. 50–66, 2013.

LEDFORD, J. L. Search engine optimization bible. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2015. v. 584.

LEE, S. et al. Search engine optimization: A case study using the bibliographies of LG Science Land in Korea. Library Hi Tech, 2016.

LOPEZOSA, C.; CODINA, L.; GONZALO-PENELA, C. SEO off page y construcción de enlaces: estrategias generales y transmisión de autoridad en cibermedios. Profesional de la Información, v. 28, n. 1, 2019.

LUKITO, R. B.; LUKITO, C.; ARIFIN, D. Implementation techniques of search engine optimization in marketing strategies through the internet. Journal of Computer Science, v. 11, n. 1, p. 1, 2015.

MONTEIRO, S. D. et al. Sistemas de recuperação da informação e o conceito de relevância nos mecanismos de busca: semântica e significação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n. 50, p. 161–175, 2017.

NATORINA, A. Business optimization in the digital age: Insights and recommendations. Економічний часопис-ХХІ, v. 181, n. 1–2, p. 83–91, 2020.

OLIVEIRA, A. M. DE et al. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, p. 137–159, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10792. Acesso em: 17 jan. 2023.

ORDUNA-MALEA, E.; ALONSO-ARROYO, A. Cybermetric techniques to evaluate organizations using web-based data. [S.l.]: Chandos Publishing, 2017.

PARK, M. SEO for an open access scholarly information system to improve user experience. Information discovery and delivery, 2018.

PATIL, V. M.; PATIL, A. V. SEO: On-page+ off-page analysis. 2018, [S.l.]: IEEE, 2018. p. 1–3.

PEDROSA, L. L. C. SEO on-page no jornalismo: fatores algorítmicos como lide aos buscadores. 27 jul. 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193479. Acesso em: 18 jan. 2023.

ROVIRA, C.; GUERRERO-SOLÉ, F.; CODINA, L. Received citations as a main SEO factor of Google Scholar results ranking. El profesional de la información, v. 27, n. 3, p. 559–569, 2018.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, v. 1, n. 1, 1996.

SARACEVIC, T. Relevance: A review of and a framework for the thinking on the notion in information science. Journal of the American Society for information science, v. 26, n. 6, p. 321–343, 1975.

SCHAMBER, L.; EISENBERG, M. B.; NILAN, M. S. A re-examination of relevance: toward a dynamic, situational definition∗. Information processing & management, v. 26, n. 6, p. 755–776, 1990.

SHAHZAD, A. et al. The new trend for search engine optimization, tools and techniques. Indonesian Journal of Electrical Engineering and Computer Science, v. 18, n. 3, p. 1568–1583, 2020. Acesso em: 17 jan. 2023.

SILVA, R. E. DA; SANTOS, P. L. V. A. DA C.; FERNEDA, E. Modelos de recuperação de informação e web semântica: a questão da relevância. Informação & Informação, p. 27–44, 2013.

YALÇIN, N.; KÖSE, U. What is search engine optimization: SEO? Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 9, p. 487–493, 2010.

ZHANG, Y. et al. Bid keyword suggestion in sponsored search based on competitiveness and relevance. Information processing & management, v. 50, n. 4, p. 508–523, 2014.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Camossi, Gustavo, et al. “O Conceito De Relevância E As Técnicas De Search Engine Optimization: Suas implicações No Ranqueamento Nos Mecanismos De Busca”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2023, p. e023009, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023009.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)