Contribuições da Bibliometria ao tratamento de dados institucionais não sistematizados de produção científica
o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02146Palavras-chave:
Indicador bibliométrico, Produção científica, Estudo de caso, IFSPResumo
De acordo com a literatura, um dos meios que as instituições podem utilizar para a compreensão em profundidade dos seus resultados, bem como as causas que os potencializam (ou limitam) é a bibliometria e a construção de indicadores bibliométricos de pesquisa. No entanto, há poucos estudos que ilustram, a partir de dados de uma instituição de pesquisa real, os benefícios que a bibliometria poderia proporcionar quando não há uma abordagem sistemática para o tratamento dos dados da produção científica realizada pela instituição. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi ilustrar o potencial dos indicadores bibliométricos no tratamento de dados de produção científica de uma instituição de pesquisa que não realiza sistematicamente esse tratamento. Para tanto, o método utilizado foi o estudo de caso, a unidade caso foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a bibliometria foi utilizada como técnica de análise das informações. Os resultados mostram a criação e a interpretação, a partir dos dados brutos, de vários indicadores bibliométricos. Conclui-se que o uso da bibliometria pode converter dados não tratados em compreensão da pesquisa realizada pela instituição, bem como gerar insights úteis à ampliação dos seus resultados.
Downloads
Referências
Agência FAPESP. Dezenove brasileiros integram a lista ‘Pesquisadores Altamente Citados 2020’. Agência FAPESP, 2020, https://agencia.fapesp.br/dezenove-brasileiros-integram-a-lista-pesquisadores-altamente-citados-2020/34651/. Acessado 27 dez. 2020.
Bentin, Priscila. “O Ensino de Graduação nos Institutos Federais”. As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Organizado por Maylta Brandão dos Anjos e Giselle Rôças. Editora do IFRN, 2017, pp. 134-159.
Brasil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Presidência da República, 2008, http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei_11892_ifets.pdf. Acessado 03 set. 2018.
Brasil. Guia metodológico para indicadores: orientações básicas aplicadas à metodologia do plano plurianual 2016-2019. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Coordenação de documentação e Informação, 2018.
Fonseca, Celso Suckow da. História do Ensino Industrial no Brasil. Senai, Departamento Nacional, Divisão de Pesquisas, Estudos e Avaliação, 1986.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2010.
Glänzel, Wolfgang. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Course handouts, 2003, http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.97.5311&rep=rep1&type=pdf. Acessado 03 abr. 2019.
Grácio, Maria Cláudia Cabrini, et al. “As Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários e a América Latina”. Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. Organizado por Jacques Markovitch. Com-Arte; FAPESP, 2018, pp. 127-145, https://metricas.usp.br/assets/docs/Miolo_Repensar_Universidade.pdf. Acessado 11 abr. 2022.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Diretoria de Pesquisa. 2019, https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa. Acessado 10 mar. 2019.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Resolução n° 57/2017 de 04 de julho de 2017. Reitoria, 2017.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Sobre o campus. IFSP, 2018, https://ifsp.edu.br/sobre-o-campus. Acessado 02 out. 2019.
Markovitch, Jacques. “Monitoramento das métricas de desempenho acadêmico”. Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. Organizado por Jacques Markovitch. Com-Arte; FAPESP, 2018. pp. 95-109, https://metricas.usp.br/assets/docs/Miolo_Repensar_Universidade.pdf. Acessado 11 abr. 2022.
Ministério da Educação. Expansão da rede federal. 2018, http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acessado 23 maio 2020.
Mugnaini, Rogério, et al. “Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base pascal”. Ciência da Informação, vol. 33, no. 2, 2004, pp. 123–131, http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a13v33n2.pdf. Acessado 20 nov. 2019.
Okubo, Yoshiko. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. OCDE/GD, 1997.
Porter, Alan, e Palop, Fernando. “Mineração de textos para decisões de gestão de pesquisa e tecnologia - tech mining com a ajuda de software Vantage Point”. Anais do 3° Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Gramado: UFRGS, 2012, http://www.ufrgs.br/ebbc2012/arquivos/workshop-2. Acessado 20 maio 2019.
Rostaing, Hervé. La bibliométrie et sestechniques. Sciences de la Société, 1996.
Spinak, Ernesto. Dicionário enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. UNESCO CII/II, 1996.
Spinak, Ernesto. “Indicadores cienciométricos”. Ciência da Informação, vol. 27, no. 2, 1998, pp. 141-148, http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/795/826. Acessado 03 abr. 2019.
Yepes, José López. Diccionario enciclopédico de ciencias de la documentación. Síntesis, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosangela Galdino, Leonardo Guimarães Garcia, Roniberto Morato do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License