Biblioteca pública como dispositivo de transformação social e a Agenda 2030

Autores

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-2635-9014
  • Odília Barbosa Ribeiro Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Zoraide Aparecida Gasparini Universidade Estadual de Londrina
  • Francisco Carlos Paletta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Transformação Social

Resumo

O trabalho apresenta um estudo a respeito da biblioteca pública, suas potencialidades e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no repositório da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) a fim de encontrar publicações com datas entre 2015 e 2021. A partir dessa busca selecionou-se produções científicas que apresentam ações desenvolvidas por bibliotecas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. Realizou-se a análise desse material bibliográfico para conhecer como as bibliotecas públicas têm protagonizado a transformação social de suas comunidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Concluiu-se que as ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para atender as ODS são importantes e que outras bibliotecas devem se envolver nesta campanha e divulgar suas ações e resultados de modo a inspirar novas ações.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.

Odília Barbosa Ribeiro Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Assis).  Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília (2007-2010).

Zoraide Aparecida Gasparini, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Estadual de Londrian (UEL). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Francisco Carlos Paletta, Universidade Estadual de Londrina

Professor e Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Pereira, A. P., O. B. R. Fernandes, Z. A. Gasparini, e F. C. Paletta. “Biblioteca Pública Como Dispositivo De transformação Social E a Agenda 2030”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, outubro de 2021, p. e02127, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127.