Biblioteca pública como dispositivo de transformação social e a Agenda 2030
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127Palavras-chave:
Biblioteca Pública, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Transformação SocialResumo
O trabalho apresenta um estudo a respeito da biblioteca pública, suas potencialidades e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no repositório da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) a fim de encontrar publicações com datas entre 2015 e 2021. A partir dessa busca selecionou-se produções científicas que apresentam ações desenvolvidas por bibliotecas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. Realizou-se a análise desse material bibliográfico para conhecer como as bibliotecas públicas têm protagonizado a transformação social de suas comunidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Concluiu-se que as ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para atender as ODS são importantes e que outras bibliotecas devem se envolver nesta campanha e divulgar suas ações e resultados de modo a inspirar novas ações.
Downloads
Referências
Alves, Mirian Ferreira. O papel das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional: a percepção dos bibliotecários, 2015, https://repositorio.unb.br/handle/10482/18779. Universidade de Brasília, Dissertação de Mestrado. Acessado 30 jun. 2021.
Arantes, Fernanda Mecking, e Bortolin, Sueli. “A significância das bibliotecas públicas para a geração polegar”. Anais do 4° Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC): Londrina, UEL, 2019. www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2019/coaic2019/paper/viewFile/627/433. Acessado 30 jun. 2021.
“Aula magna: Informação, Biblioteca e Sociedade”. YouTube, enviado por Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), 27 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=3SDg1RmY5TU&ab_channel=FEBAB. Acessado 30 jun. 2021.
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues. “Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública.” Revista Conhecimento em Ação, vol. 2, no. 2, 2017, pp. 108-124, https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14011/9747. Acessado 30 jun. 2021.
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues, e Suaiden, Emir José. “O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da Ciência da Informação.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 16, no. 4, 2011, pp. 29-41, https://www.scielo.br/j/pci/a/59tSQqr4G9TjSBNBGdXnrrv/?lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.
Cardoso, Nathalice Bezerra. “Contribuições das Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”. Anais do 27º Congresso Brasileiro De Biblioteconomia, Documentação e Ciência Da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1698/1699. Acessado 30 jun. 2021.
Castrillón, Silvia. “Qual é o lugar da leitura e da biblioteca na sociedade atual?” Revista Emília, 2014, https://revistaemilia.com.br/qual-e-o-lugar-da-leitura-e-da-biblioteca-na- sociedade-atual. Acessado 30 jun. 2021.
Costa, Teresa, e Alvim, Luísa. “A Agenda 2030 e a Ciência da Informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação.” RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 2, 2021, pp. 617-628, https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673. Acessado 30 jun. 2021.
Dantas, Jefferson Higino, e Silva, Lorena Nelza Ferreira. “Congregando ideias em prol das bibliotecas públicas: o relato de experiência do grupo de trabalho de bibliotecas públicas da ABDF.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 15, 2019, pp. 177-190, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1356/1178. Acessado 30 jun. 2021.
Ferrari, Adriana Cybele. “Brazilian Libraries and the 2030 Agenda: actions to support compliance with ODS”. Anais do 83° WLIC WROCLAW: Wroclaw, IFLA, 2017, pp. 1-8, http://library.ifla.org/id/eprint/1626/1/161-ferrari-en.pdf. Acessado 30 jun. 2021.
Gomes, Henriette Ferreira. “A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social.” Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 19, 2014, pp. 151-163, https://www.scielo.br/j/pci/a/t4k6pt7pb4gTPXt5yWDszqD/?lang=pt&format=pdf. Acessado 30 jun. 2021.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem com a agenda 2030 das Nações Unidas. IFLA, 2016, http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acessado 30 jun. 2021.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU: programa de ação da IFLA para o desenvolvimento através das bibliotecas. IFLA, 2015, https://www.ifla.org/wp- content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acessado em: 30 jun. 2021.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Lineamientos para los Servicios Bibliotecarios para Personas Sordas. IFLA, 2000, https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/publications/professional-report/64.pdf. Acessado 30 jun. 2021.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as bibliotecas públicas. IFLA, 1994, https://www.ifla.org/wpcontent/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL- manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acessado 30 jun. 2021.
Lima, Izabel de França, et al. “Além dos livros: a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão, ação e interação.” Inclusão Social, vol. 13, no. 1, 2019, pp. 84-97, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/134762. Acessado 30 jun. 2021.
Machado, Elisa, et al. “A biblioteca pública no espaço público: estratégias de mobilização cultural e atuação sociopolítica do bibliotecário”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 14, 2014, p. 115-127, https://www.scielo.br/j/pci/a/8bvbmCWcDDVZdpDFfnRzn5B/?format=pdf&lang=pt. Acessado 30 jun. 2021.
Mariano, Paula Renata, et al., “Biblioteca pública de Lagoa Santa e a Agenda 2030: o projeto sala Braille como uma iniciativa de inclusão.” Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, 2021, pp. 1-28, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1421/1247. Acessado 30 jun. 2021.
Milanesi, Luís. “Biblioteca Pública: do século XIX para o século XXI.” Revista USP, no. 97, 2013, pp. 59-70, https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61685/64574. Acessado 30 jun. 2021.
Moreira, Aline da Silva, e Espíndola, Lara Vitória Pinto. A disseminação de informação e o papel social da biblioteca pública: relato do curso de alfabetização digital para mulheres na Biblioteca Pública do Espírito Santo. FEBAB, 2019, http://repositorio.febab.org.br/items/show/3105. Acessado 30 jun. 2021.
“O Bibliotecário como Agente de Transformação Social na Biblioteca Pública”. YouTube, enviado por Conselho Federal de Biblioteconomia, 19 mar. 2021, https://www.youtube.com/watch?v=wwjabo2vTrU. Acessado 30 jun. 2021.
Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. ONU, 2015, www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp- br-Agenda2030-completo-pt-br- 2016.pdf. Acessado 30 jun. 2021.
Pinto, Marli Dias Souza, et al., “Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas.” Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, vol. 28, no. 1, 2018, pp. 245-256, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34251/19707. Acessado 30 jun. 2021.
Plataforma Agenda 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [201-], http://www.agenda2030.com.br. Acessado 20 jun. 2021.
Rasteli, Alessandro, e Caldas, Rosangela Formentini. “Mediação cultural na biblioteca pública para a cultura de paz e integração social.” Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 4, no. 2, 2017, pp. 44-57, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/72805. Acessado 30 jun. 2021.
Russo, Mariza, e Silva, Solange de Souza Alves da. “Biblioteca pública em ação: o estudo de caso da Biblioteca Parque Manguinhos”. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Florianópolis, FEBAB, 2013, https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1277. Acessado 30 jun. 2021.
Sánchez-García, Sandra, e Yubero, Santiago. “Función social de las bibliotecas públicas: nuevos espacios de aprendizaje y de inserción social”. Profesional de la Información, vol. 24, no. 2, 2015, pp. 103-112, https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2015.mar.03/18803. Acessado 30 jun. 2021.
Santa Anna, Jorge, e Costa, Maria Elizabeth de Oliveira da. “Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no estado de Minas Gerais.” Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, vol. 25, no. 2, 2020, pp. 509-530, http://repositorio.febab.org.br/items/show/6152. Acessado 30 jun. 2021.
Spudeit, Daniela, e Prado, Jorge Moisés Kroll do. “Bibliotecas parque e Agenda 2030: análise das atividades no Rio de Janeiro”. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD): Fortaleza, FEBAB, 2017, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/835/656. Acessado 30 jun. 2021.
Tello, Felipe Meneses. “Bibliotecas y sociedad: el paradigma social de la biblioteca pública”. Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecología e Información, vol. 27, no. 61, 2013, pp. 157-173, https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187358X13725589. Acessado 30 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Pereira, Odília Barbosa Ribeiro Fernandes, Zoraide Aparecida Gasparini, Francisco Carlos Paletta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License