O Estatuto da Cidadania do Mercosul

os fundamentos jurídico-institucionais para a construção de uma cidadania regional

Autores

  • Marcus Maurer de Salles UNIFESP
  • Guilherme Augusto Guimarães Ferreira
  • Maurício Luiz Borges Ramos Dias  San Tiago Dantas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2021.v10n1.p55-74

Palavras-chave:

Mercosul, Mercosul Social, Cidadania Regional, Estatuto da Cidadania do Mercosul

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório do Estatuto da Cidadania do Mercosul (ECM), com o objetivo de compreender suas limitações e discutir os desafios para a efetiva implementação dos direitos elencados.  Por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, foi realizada a análise da criação do ECM através de uma discussão sobre a trajetória da construção da agenda social do Mercosul e do processo de execução do Plano de Ação para conformação do Estatuto da Cidadania do Mercosul (PA-ECM). Na análise do texto final do ECM, são apresentados os direitos e temas tratados pelo Estatuto, bem como identificadas suas limitações temáticas e institucionais. Argumenta-se que o ECM é resultado de um processo amplo de construção de uma agenda social no Mercosul, em que merece destaque o ineditismo da articulação intra-institucional na execução do PA-ECM. Ao mesmo tempo, dada a opção de não estabelecer o ECM no formato de um protocolo, aponta-se a fragilidade e os desafios para sua efetiva implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Maurer de Salles, UNIFESP

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Suas áreas de interesse são Integração Regional, Comércio Internacional e Regimes Econômicos Internacionais. 

Guilherme Augusto Guimarães Ferreira

Professor da Universidade Anhembi Morumbi, Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), assim como Membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Suas áreas de interesse são Regionalismo e Integração regional na América Latina. 

Maurício Luiz Borges Ramos Dias , San Tiago Dantas

Mestrando em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Também é Membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Ademais, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Suas áreas de interesse são Política externa japonesa, Política externa coreana e Regionalismo. 

Referências

BEASLEY-MURRAY, Jon; CAMERON, Maxwell A.; HERSHBERG, Eric. Latin America’s Left Turns: an introduction. Third World Quarterly, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 319–330, 2009.

BUDINI, Terra Friedrich. Encontros com o Mercosul: a atuação de organizações da sociedade civil brasileira na integração regional. 2015. Universidade de São Paulo, 2015.

CAMARGO, Sonia De. MERCOSUL: crise de crescimento ou crise terminal? Lua Nova, v. 68, p. 57–90, 2006.

CEPAL. El regionalismo abierto en América Latina y el Caribe: la integración económica al servicio de la transformación productiva con equidad. Santiago de Chile: CEPAL, 1994.

DABÈNE, Olivier. Consistency and Resilience through Cycles of Repoliticization. In: RIGGIROZZI, Pía; TUSSIE, Diana (org.). The Rise of Post-hegemonic Regionalism: The Case of Latin America. New York: Springer, 2012.

MARIANO, Karina Pasquariello. Regionalismo na América do Sul: um novo esquema de análise e a experiência do Mercosul. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

MERCOSUL. Estatuto da Cidadania do Mercosul Plano de Ação. 2010.

MERCOSUL. Estatuto da Cidadania do Mercosul Plano de Ação Atualização da Decisão CMC Nº 64/10. 2017.

MERCOSUL. Tratado de Assunção. 1991.

PHILLIPS, N. Regionalist governance in the new political economy of development: “Relaunching” the Mercosur. Third World Quarterly, v. 22, n. 4, p. 565–583, 2001.

RIGGIROZZI, Pía; TUSSIE, Diana. The Rise of Post-hegemonic Regionalism: The Case ofLatin America. New York: Springer, 2012.

VAZ, Alcides Costa. Cooperação, Integração e Processo Negociador: a construção do Mercosul. Brasília: IBRI, 2002.

VEIGA, Pedro da Motta; RIOS, Sandra Polónia. O regionalismo pós-liberal na América do Sul: origens, iniciativas e dilemas. Revista Brasileira de Comércio Exterior, v. 93, p. 34–60, 2007.

VIGEVANI, Tullo. Mercosul: impactos para trabalhadores e sindicatos. São Paulo: LTr, 1998.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

MAURER DE SALLES, M. .; GUIMARÃES FERREIRA, G. A. .; BORGES RAMOS DIAS , M. L. . O Estatuto da Cidadania do Mercosul: os fundamentos jurídico-institucionais para a construção de uma cidadania regional. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 55–74, 2021. DOI: 10.36311/2237-7743.2021.v10n1.p55-74. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/12550. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial