OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA

UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI

Autores

  • Ana Beatriz Martins de Arruda PUC-PR
  • Fábio Inácio Pereira

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p245-257

Palavras-chave:

Educação, Antonio Gramsci, Mediação Pedagógica

Resumo

Introdução: O presente trabalho, intitulado: “Os desafios da mediação na práxis pedagógica: Uma análise através da perspectiva de Gramsci”, apresenta uma análise dos desafios da mediação na práxis pedagógica a partir de Gramsci. Cabe ressaltar que, embora tenham sido escritas em outro contexto histórico, as obras de Gramsci ainda se fazem atuais e relevantes, em especial no cenário pandêmico e pós-pandêmico, no qual a práxis pedagógica passou a ser repensada mediante os desafios do ensino por meio de recursos tecnológicos e virtuais que se consolidaram. Objetivo: Tem por objetivo discutir a perspectiva de mediação pedagógica nas propostas de Gramsci, tendo em vista os desafios do ensino por meio de recursos tecnológicos e virtuais. Materiais e método: Para tal, foram utilizadas, como metodologia, pesquisas teóricas e revisões bibliográficas a partir do referencial teórico-metodológico hermenêutico. Resultados e discussão: Nota-se que, embora haja uma diferença histórica entre a escrita das obras e o momento atual, há uma correlação entre o conceito de mediação de Gramsci (1932, 2004), que acredita ser necessário o educador compreender seu papel dentro do processo educativo, entendendo que não deve ocupar o papel de pessoa detentora de todo o saber, mas sim o papel de colaborador para o desenvolvimento intelectual e social do educando, o qual deve ter um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Além disso, para o autor, torna-se imprescindível o educador entender que, a partir de sua práxis pedagógica, o educando consiga realizar a integração entre teoria e a prática, entre os conceitos teóricos e a realidade do estudante, pois, somente assim, o indivíduo conseguirá se transformar e transformar a sociedade na qual se encontra inserido. Conclusão: Conclui-se, portanto, após a discussão dos resultados, que a mediação na práxis pedagógica é um conceito que deve ser estudado e revisitado, principalmente por conta do período sócio-histórico atual, sendo necessário uma revisão das práticas pedagógicas vigentes que tendem a focalizar o processo educacional na figura do professor, visando um melhor desenvolvimento, tanto intelectual quanto social, do educando.

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Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Martins de Arruda, PUC-PR

    Graduanda em Psicologia pela PUC-PR.

  • Fábio Inácio Pereira

    Professor de Filosofia da PUC-PR.

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Publicado

2023-03-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE ARRUDA, Ana Beatriz Martins; PEREIRA, Fábio Inácio. OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 245–257, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p245-257. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/13968.. Acesso em: 2 dez. 2024.