O “MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO” COMO PARTIDO:

UMA ANÁLISE A PARTIR DE GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p140-156

Palavras-chave:

Hegemonia, Partido Político, Escola Sem Partido

Resumo

O presente texto se insere no âmbito das discussões sobre o Movimento Escola Sem Partido. Compreendemos o referido movimento como materialização da confluência do conservadorismo reacionário e do neoliberalismo, tendo como referencial teórico Antonio Gramsci e utilizando como base dois importantes conceitos do marxista sardo, Hegemonia e Partido Político. Usando como fontes de pesquisa as publicações do Movimento Escola Sem Partido, em redes sociais e sites mantidos por esta organização, realizamos um debate analisando o Escola Sem Partido, expondo como tal movimento, apesar de reivindicar neutralidade, na realidade atua e funciona como um verdadeiro partido na perspectiva da formulação gramsciana, que organiza, dá corpo e voz para setores do conservadorismo reacionário. A compreensão de tal movimento como um partido político na acepção gramsciana permite seu melhor entendimento e também enfrentamento de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Handerson Fábio Fernandes Macedo, SEEDUC-RJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Formação de
Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ).

Marcia Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da UERJ. 

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Fernandes Macedo, H. F., & Alvarenga, M. (2023). O “MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO” COMO PARTIDO:: UMA ANÁLISE A PARTIR DE GRAMSCI. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(11), 140–156. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p140-156

Edição

Seção

Dossiê temático