PALAVRA DO EDITOR

Autores

  • Andrey IVANOV

Palavras-chave:

Palavra editor

Resumo

Este primeiro fascículo regular de 2018 da revista Trans/Form/Ação reúne dez artigos abrangendo um amplo período histórico, do pensamento antigo ao contemporâneo. Em filosofia antiga, Ivan de los Rios Guiérrez trata do determinismo radical do filósofo megárico Diodoro Crono e da refutação de Aristóteles em defesa da contingência, do acaso e da ação racional deliberada. Noeli D. Rossatto, em filosofia medieval, aborda a problemática do Evangelho eterno na historiografia recente e medieval sobre Joaquim de Fiore e nos textos do próprio autor. A estes se somam artigos em filosofia moderna: Thiago Vargas examina as noções de trabalho e preguiça na gênese antropológica e social de Rousseau; Cristina F. Consani considera os conceitos de vontade geral em Rousseau e Condorcet; e Francisco de Guimaraes investiga a presença de Spinoza nos debates do constitucionalismo norte-americano. E a estes, artigos relativos à fenomenologia: o problema da percepção e da constituição do seu objeto nos inícios da fenomenologia é analisado por Felipe Johnson; a univocidade da noção de mundo da vida (Lebenswelt) na fenomenologia de Husserl é sustentada por Juliana Missaggia; os dois conceitos de verdade na fenomenologia, a evidência (Evidenz) husserliana e a descoberta (Entdecktheit) heideggeriana, como modos de uma verdade mais ampla, são o objeto de Daniel Michelow. Ainda no âmbito da filosofia contemporânea, Sergio Martínez V. aproxima duas abordagens da noção de cor, filosófica em Deleuze e artística em Paul Klee. Essa coletânea também inclui um estudo de Geraldo A. Teixeira Jr. e Marijane V. Lisboa sobre os deveres para com as gerações futuras, baseado principalmente em Kant, Hans Jonas e Ulrich Beck, e que ao abordar as noções de contingência, liberdade e responsabilidade, tem certa semelhança temática com o artigo mencionado anteriormente de filosofia antiga. Meus agradecimentos, por fim, ao Dr. Paulo César Rodrigues pela competente condução da revista como editor no último biênio e por toda a ajuda no momento de transição; ao Marlon Henrique Aramor, secretário da revista, pela valorosa colaboração; ao CNPq pelo auxílio financeiro à editoração da revista e ao programa de apoio à editoração de períodicos da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (PROPe) pelo aporte concedido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey IVANOV

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

IVANOV, A. (2018). PALAVRA DO EDITOR. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 41(1), 7–8. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7784

Edição

Seção

Chinese dossier

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.