Escrever (n)o feminino com Malabou: anarquismo e morfologia

Autores

  • Gabriela Lafetá UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.nPara%20publicar.p%25p

Palavras-chave:

Malabou, Ontologia contemporânea, Feminino, Anarquismo

Resumo

Catherine Malabou escreve o clítoris desde o que ela própria chamará de “pensamento clitoriano”, em trabalho, em curso, em Filosofia e anarquismo; e ela o faz, por meio de um vínculo entre a “teoria de gêneros” ou teoria crítica americana, em seus estudos culturais, e o pensamento do ser (Heidegger) revisitado pela Desconstrução. Desse vínculo, desprende-se a diferença em uma filosofia contemporânea, a qual soube ver o espaço de uma pluralidade de identidades possíveis em direção àquilo que será privilegiada, no presente texto, como distância. Tal distância, por sua vez, aparecerá como o efeito mais atualizado do pensamento político descentralizado e desidentificador, enquanto deslocamento do conceito de “diferença ontológica”, possível apenas pelo pensamento da diferença sexual e de gêneros. O “feminino” será abordado como uma forma do pensamento e a partir de uma distância que o clítoris estabelece com as determinações conceituais e políticas fixadas pela metafísica ocidental. Um segundo vínculo será mais difícil de se desfazer, aquele entre a feminidade e o corpo da mulher, embora Malabou procure na distância entre eles um lugar político-filosófico de equilíbrio entre a extrema dificuldade e a extrema urgência de dizer hoje o feminino.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Lafetá, UFSJ

    Pesquisadora em pós-doutoramento na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del Rei, MG – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0945-8013.

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Recebido: 08/01/2024 – Aprovado: 28/05/2024 – Publicado: 05/07/2024

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Escrever (n)o feminino com Malabou: anarquismo e morfologia. (2024). Trans/Form/Ação, 47(2), e02400219. https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.nPara publicar.p%p