ATITUDES DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO ENSINO INCLUSIVO ESCOLAR E ENSINO REGULAR

Autores

  • Nathan Silva Barbosa
  • Carlos Henrique Prevital Fileni Faculdade Euclides da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n1.04.p39

Palavras-chave:

Inclusão, profissional de educação física, atitudes, Atividade Motora Adaptada.

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares ainda é um desafio para professores, especialmente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura de apoio. Atualmente no processo de formação do profissional de Educação Física (EF) com suas experiências em estágio ou pela vivência na área de Educação Física Adaptada (EFA), promovem transformações no aspecto profissional como pessoal. O objetivo desta investigação foi analisar as atitudes dos professores de Educação Física em relação ao Ensino Inclusivo. Foi aplicado um questionário contendo 48 questões em relação a perspectiva do profissional. A amostra constituiu por 10 (dez) profissionais de Educação Física, na faixa etária de 38,7 (± 8,87) anos, sendo 5 homens e 5 mulheres, residentes ao município de São José do Rio Pardo - SP, Brasil. Os resultados alcançados com o presente estudo obtiveram 5 indivíduos sendo completamente favorável à inclusão, 3 como tendência favorável e 2 tendo como tendência indefinida. Podemos concluir que existe uma tendencia satisfatoria destes profissionais sendo que 8 dos mesmo constitui este resultado positivo logo 2 tem suas tendências indefinidas sobre a inclusão.

 

Recebido em: 24/06/2019
Reformulado em: 30/06/2019
Aceito em: 30/06/2019

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BLOCK, M. E. Development and Validation of the Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education–Revised (CAIPE–R) Inventory. Human Kinetics Journal, v. 12, n. 1, p. 60-77, 1995.

GOODE, E. On behalf of labeling theory. In: PONTELL, H. N. (org.). Social Deviance. 3ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1999. p. 86-96.

GORGATTI, M. G., PENTEADO, S. H.N.W., PINGE, M. D., DE ROSE JR., D. Atitudes dos professores de educação física do ensino regular com relação a alunos portadores de deficiência. R. bras. Ci e Mov. 2004; 12(2): 63-68.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 2 p. 63-68 junho 2004.

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.4, n.2, p. 63-74, Jul.-Dez., 2017.

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.4, n.2, p. 63-74, Jul.-Dez., 2017.

SILVA, J. B. DA. Análise das relações existentes na legislação que orienta a formação profissional dos especialistas em Educação Física e Desportos e os planos nas áreas educacional e desportiva no Brasil. [s.l.] Dissertação (Escola de Educação Física). Universidade de São Paulo, 1993.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

BARBOSA, Nathan Silva; FILENI, Carlos Henrique Prevital. ATITUDES DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO ENSINO INCLUSIVO ESCOLAR E ENSINO REGULAR. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 20, n. 1, 2019. DOI: 10.36311/2674-8681.2019.v20n1.04.p39. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9019.. Acesso em: 21 nov. 2024.