Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3801Palavras-chave:
Inclusão. Formação docente. Políticas Públicas.Resumo
O texto apresenta e discute o conceito de inclusão educacional a partir dos documentos oficiais da legislação educacional brasileira assim como dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física - UNICENTRO - Campus de Irati. Tem por objetivo reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva nos respectivos cursos de formação docente inicial. O estudo evidencia um comprometimento legal e normativo junto a temática, contudo, nem sempre correspondido nos projetos pedagógicos dos cursos, considerando que o conceito parece ser desenvolvido apenas nas disciplinas que definem a partir de sua ementa o investimento na área. Embora a normativa estabeleça que o conceito permeia todo o processo de formação docente inicial, cada curso em sua especificidade parece ainda carecer de um compromisso do coletivo na implementação de práticas também coletivas na temática da educação inclusiva.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2021-09-28
Edição
Seção
Relato de pesquisa
Como Citar
CRUZ, Gilmar de Carvalho; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad; SCHNECKENBERG, Marisa. Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3801. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3801.. Acesso em: 23 nov. 2024.