Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física

Autores/as

  • Gilmar de Carvalho CRUZ
  • Khaled Omar Mohamad EL TASSA
  • Marisa SCHNECKENBERG

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3801

Palabras clave:

Inclusão. Formação docente. Políticas Públicas.

Resumen

O texto apresenta e discute o conceito de inclusão educacional a partir dos documentos oficiais da legislação educacional brasileira assim como dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física - UNICENTRO - Campus de Irati. Tem por objetivo reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva nos respectivos cursos de formação docente inicial. O estudo evidencia um comprometimento legal e normativo junto a temática, contudo, nem sempre correspondido nos projetos pedagógicos dos cursos, considerando que o conceito parece ser desenvolvido apenas nas disciplinas que definem a partir de sua ementa o investimento na área. Embora a normativa estabeleça que o conceito permeia todo o processo de formação docente inicial, cada curso em sua especificidade parece ainda carecer de um compromisso do coletivo na implementação de práticas também coletivas na temática da educação inclusiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-28

Número

Sección

Relato de pesquisa

Cómo citar

CRUZ, Gilmar de Carvalho; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad; SCHNECKENBERG, Marisa. Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3801. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3801.. Acesso em: 23 nov. 2024.