O ESTADO DA ARTE NAS PESQUISAS NO PARA-TAEKWONDO: UMA REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n1.p175-188Palavras-chave:
Paradesporto, Esporte Adaptado, Taekwondo paralímpico, Atividade física adaptadaResumo
O Para-taekwondo (PTKD) é uma modalidade derivada do Taekwondo olímpico que permite a prática de pessoas com diversos tipos deficiência, no entanto, nos Jogos Paralímpicos estão inclusos apenas indivíduos com deficiência física de membros superiores. Estes paratletas são divididos em classes esportivas, sendo a K41 para amputação bilateral acima ou através do cotovelo, e a K44 para amputação unilateral ou diminuição da força muscular. Por ser uma recente inclusão no programa paralímpico, os aspectos relacionados à produção científica devem ser estimulados. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é revisar a produção científica acerca do PTKD e sugerir direcionamentos para estudos futuros. Estudos foram identificados a partir de busca sistemática em cinco bases de dados, sem limitações de idiomas e data de publicação. Os trabalhos foram analisados em relação a frequência em 9 áreas de estudo e sumarizados de acordo com as áreas de estudos estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Foram incluídos no estudo 38 trabalhos. Caracterização da modalidade, aspectos sociais e performance foram as principais áreas de concentração dos estudos. Dentre os tipos de deficiência, predomina-se os estudos envolvendo deficiência física (19 estudos). A maior parte dos estudos está publicada em inglês (16 estudos), seguidos de português e espanhol (9 estudos). Concluímos que pouca atenção foi dada aos demais tipos de deficiência elegíveis para a prática do PTKD. Sugerimos que uma futura avaliação crítica de pesquisadores especialistas em relação a suas perguntas específicas ajudaria a orientar os pesquisadores a fornecer pesquisas relevantes.
Recebido em: 27/04/2023
Reformulado em: 26/05/2023
Aceito em: 26/05/2023
Downloads
Referências
Bentzen, M., Alexander, D., Bloom, G. A., & Kenttä, G. (2021). What do we know about research on parasport coaches? A scoping review. Adapted Physical Activity Quarterly, 38(1), 109–137. https://doi.org/10.1123/APAQ.2019-0147
CBTKD, C. B. de T. (2021). Regulamento de classificação funcional de atletas. https://sge.cbtkd.com.br/_uploads/documentoOficial/1-documentoOficial-1632332878.pdf
Dehghansai, N., Allan, V., Pinder, R. A., & Baker, J. (2021). Examining the influence of impairment type on the development of paralympic sport athletes. Adapted Physical Activity Quarterly, 39(1), 129–138. https://doi.org/10.1123/APAQ.2021-0107
Gomes, A. C. (2009). Treinamento desportivo: estruturação e periodização (2nd ed.). Grupo A - Artmed.
Hall, S. J. (2016). Biomecânica Básica (7th ed.). Guanabara Koogan.
Ivček, K., Buljevac, M., & Leutar, Z. (2021). Para taekwondo: Understanding the perspectives of coaches. Hrvatska Revija Za Rehabilitacijska Istrazivanja, 57(2), 47–58. https://doi.org/10.31299/hrri.57.2.3
Jeong, H. S., O’Sullivan, D. M., Rus, P. R., & de Oca, A. R. M. (2021). Expert consensus statement to guide research into evidence-based classification of athletes for Para-Taekwondo ‐‐ A Delphi study. Journal of Men’s Health, 17(2), 114–119. https://doi.org/10.31083/jomh.2021.019
Jia, W., & Xie, J. (2021). Improvement of the health of people with autism spectrum disorder by exercise. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte, 27(3), 282–285. https://doi.org/10.1590/1517-8692202127032021_0081
Lexell, J., & Frontera, W. R. (2020). Para Sport and Paralympic Sport: The Start of a New Journal Section. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, 99(11), 975–976. https://doi.org/10.1097/PHM.0000000000001564
Mazzardo, T., Campos Aburachid, L. M., Carlos, J., Morales, P., & Greco, P. J. (2022). Pedagogical intervention in team sports: A systematic review. Journal of Physical Education, 33(1), e-3338. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3338
Morriën, F., Taylor, M. J. D., & Hettinga, F. J. (2017). Biomechanics in paralympics: Implications for performance. International Journal of Sports Physiology and Performance, 12(5), 578–589. https://doi.org/10.1123/ijspp.2016-0199
Mosler, D. (2018). Application of Taekwondo paralympic rules for sparring competition in terms of special needs physical education for reduction of challenging behaviour. Society. Integration. Education. Proceedings of the International Scientific Conference, 3, 117. https://doi.org/10.17770/sie2018vol3.3419
O’Donoghue, P. (2010). Research methods for sports performance analysis. Routledge.
Okholm Kryger, K., Wang, A., Mehta, R., Impellizzeri, F. M., Massey, A., & McCall, A. (2021). Research on women’s football: a scoping review. Science and Medicine in Football, 1–10. https://doi.org/10.1080/24733938.2020.1868560
O’Sullivan, D. M., Jeong, H. S., & Won, H. J. (2022). Functional Reaction Times of a Simulated Blocking Test among Para Taekwondo Athletes. Healthcare, 10(7), 1231. https://doi.org/10.3390/HEALTHCARE10071231
Patatas, J. M. (2012). O Taekwondo como Modalidade Paradesportiva [Mestrado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275026/1/Patatas_JacquelineMartins_M.pdf
Patatas, J. M., Duarte, E., & de Almeida, J. J. G. (2012). O desenvolvimento do taekwondo como esporte paralímpico. BMC Musculoskeletal Disorders, 13(2003), 77–91. https://doi.org/10.1186/1471-2474-13-193
Patatas, J. M., Duarte, E., & de Almeida, J. J. G. (2016a). O Desenvolvimento do Taekwondo Como Esporte Paralimpico. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto, 16(2), 77–91. https://doi.org/10.5628/RPCD.16.02.77
Patatas, J. M., Duarte, E., & de Almeida, J. J. G. (2016b). The main dilemmas of taekwondo training of students with disabilities - analysis of the opinion of professional coaches. Archives of Budo, 12, 159–166. https://archbudo.com/view/abstract/id/11226
Silva, A., Vital, R., & de Mello, M. T. (2016). Action of physiotherapy in paralympic sport. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte, 22(2), 157–161. https://doi.org/10.1590/1517-869220162202154214
Simim, M. A. D. M., Silva, B. V. C. da, Facundo, L. A., Fernandes, L. A., & Mota, G. R. da. (2018). The state of art in researchers in disabled sports: a sistematic review. Arquivos de Ciências Do Esporte, 6(1). https://doi.org/10.17648/aces.v6n1.2526
Thompson, W. R., & Vanlandewijck, Y. C. (2021). Perspectives on research conducted at the Paralympic Games. Disability and Rehabilitation, 43(24), 3503–3514. https://doi.org/10.1080/09638288.2020.1849427
Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O’Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., Moher, D., Peters, M. D. J., Horsley, T., Weeks, L., Hempel, S., Akl, E. A., Chang, C., McGowan, J., Stewart, L., Hartling, L., Aldcroft, A., Wilson, M. G., Garritty, C., … Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467–473. https://doi.org/10.7326/M18-0850
Tweedy, S., & Howe, P. D. (2016). Introduction to the Paralympic Movement. In Y. C. Vanladewijck & W. R. Thompson (Eds.), Handbook of Sports Medicine and Science - The Paralympic Athlete (pp. 1–20). International Olympic Committee. https://doi.org/10.1002/9781119045144.ch1
Vanlandewijck, Y. C., & Thompson, W. R. (2011). Handbook of Sports Medicine and Science - The Paralympic Athlete. International Olympic Committee.
Xia, Z., He, H., & Wu, J. (2020). Return to Society: A Case Study of the Psychology Impact of Taekwondo Training on the Handicapped Athlete. Open Journal of Social Sciences, 8(3), 228–238. https://doi.org/10.4236/jss.2020.83021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.