PERFIL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM MANAUS

Autores

  • Beatriz peres da Silva Lima Universidade federal do Amazonas
  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Universidade Federal do Amazonas
  • Kathya Augusta Thomé Lopes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p281-294

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Alunos com deficiência, Inclusão, Educação Física

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é um desafio, pois implica rever alguns aspectos do setor administrativo até o pedagógico. Além disso, com a declaração do isolamento social foi submetido o fechamento de escolas, universidades, projetos e eventos que permitam aglomeração. O objetivo do trabalho foi analisar o perfil de alunos com deficiência matriculados na rede de ensino municipal de Manaus. A pesquisa foi de natureza quantitativa, no qual os fatos foram observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa teve início através do manuseio do Banco de Dados da SEMED de 2018 e recentemente atualizado para o banco de dados de 2021 (análise documental). De acordo com os dados extraídos de 508 professores de educação física, apenas 233 atuam no Ensino Fundamental II. Entretanto, não foi possível ir às escolas para verificar se os dados fornecidos pela SEMED correspondem com a realidade por conta da propagação do Coronavírus no mundo todo.

Recebido em: 30/11/2022

Reformulado em: 15/12/2022

Aceito em: 15/12/2022

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Publicado

2023-01-11