ANÁLISE DO DESEMPENHO ENTRE CLASSES DA NATAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p187-196

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Esporte Paralímpico, Deficiência Física, Iniciação Esportiva, Classificação Funcional

Resumo

O desporto adaptado surgiu para reabilitar física, psicológica e socialmente pessoas com deficiência. Fatos relevantes para incentivo à promoção do esporte para crianças e adolescentes com deficiência, como ocorre nas Paralimpíadas Escolares, que além do incentivo à prática esportiva também promove a possibilidade de detecção de talentos. Em específico, a Para natação conta com 14 classes funcionais (S1-S14), incluindo deficiência física e motora, visual e intelectual, tal classificação vem da necessidade de tornar a competição mais justa e igualitária. O desempenho nesta competição pode promover a concessão de bolsas, seletiva para treinamentos e previsão de potenciais paralímpicos. Desta maneira, o presente trabalho teve por objetivo comparar o desempenho entre classes dos atletas da Para natação das Paralimpíadas Escolares 2018, Campeonato Brasileiro adulto e Recorde Mundial, de acordo idade e sexo. Para isto foram utilizados os resultados das provas de 50m nado livre feminino e masculino, e categorias de idade (A e B), campeão(ã) brasileiro adulto e recordista Mundial. A análise de regressão entre classes e desempenho apresentou significância (p<0,05) em todas as categorias, e valores de r2 inferior a 0,7 somente para o feminino adulto e o masculino categoria A. Logo a melhora do desempenho é altamente explicada pelo aumento da classe funcional. O desempenho em classes baixas (S1-S3) foi muito inferior ao previsto e em algumas categorias faltam atletas destas classes. Por outro lado, o desempenho masculino de 15 a 17 anos está muito próximo ao adulto nas classes altas, que sinaliza perspectiva positiva para a modalidade.

Recebido em: 27/06/2022

Reformulado em: 03/09/2022

Aceito em: 05/09/2022

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRACCO, M. M. et al. Atividade física na infância e adolescência: impacto na saúde pública. Rev. ciências médicas, São Paulo, v. 12, n. 1, p.89-97, 2003.

CARDOSO, V. D. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 2, p.529-536,2011.

CARDOSO, V. D.; GAYA, A. C. A classificação funcional no esporte paralímpico. Conexões, v. 12, n. 2, p. 132-146, 2014.

COLANTONIO, E. Detecção, seleção e promoção de talento esportivo: Considerações sobre a natação. Rev. Bras. Ci. e Mov., v.15, n.1, p.127-135,2007.

CARVALHO, P. M.; SILVA JÚNIOR, J. A.; CERQUEIRA, C. S. Uma ótica evolutiva através de um modelo de periodização para o calendário paradesportivo de 2009 da natação paralímpica. Brazilian Journal of Biomotricity, v.6, ed. 2, p.130, jun., 2012.

CPB, Comitê Paralímpico Brasileiro. Paralimpíadas Escolares. Disponível em: <http://www.cpb.org.br/competicoes/edicao/5#regulamento> acessado em: 20-02-2019.

DOMINGUES, L. S. O desenvolvimento do talento desportivo no desporto adaptado - Um estudo com atletas de elite Portugueses. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal, 2018.

MARQUES, R. F. R. et al. A abordagem midiática sobre o esporte paralímpico: o ponto de vista de atletas brasileiros. Movimento, v. 20, n.3, p.990-1012, 2014.

MARQUES, R. F. R. et al. Esporte olímpico e paraolímpico: coincidências, divergências e especificidades numa perspectiva contemporânea. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n.4, p.365-377, 2009.

SILVA, M. Os efeitos da aprendizagem da natação em pessoas com deficiência intelectual. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2016.

SIMIM, M. A. M. et al. The state of art in researchers in disabled sports: a systematic review. Arq Cien Esp, v.6, n.1, p.5-10, 2018.

SOUTO, E. C.; OLIVEIRA, L. S.; SANTOS FILHO, C. S.. Implicação da Deficiência Visual sobre o Desempenho nos 50 Metros Livre de Nadadores Nacionais e Internacionais. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 20, n. 1, p. 15-20, 2016.

TSUTSUMI, O. et al. Os benefícios da natação adaptada em indivíduos com lesões neurológicas. Revista Neurociências, v.12, n.2, p. 82-85, 2004.

WINCKLER, C.; TRIGO, E. L. O papel da ciência no desenvolvimento do Esporte Paralímpico. In: SILVA, A.; MELLO, M. T. Esporte Paralímpico: Da Organização ao Alto Rendimento, Editora dos Editores, 2021, p.25-37.

WPS, World Para Swimming. World Para Swimming Classification Rules and Regulations, Jan., 2018. Disponível em: <https://www.paralympic.org/sites/default/files/document/171220150814237_2017_12%2BWorld%2BPara%2BSwimming_Classification%2BRules%2Band%2BRegulations_FINAL.pdf> acessado em: 20-01-2019.

Downloads

Publicado

2023-01-11