O USO DA TECNOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS: POSSIBILIDADES JUNTO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p197-210Palavras-chave:
Atividade Motora Adaptada, Tecnologia de informação e comunicação, Deficiência Intelectual, Qualidade de vida, PandemiaResumo
O Coronavírus SARS-CoV-2 provocou o isolamento social de todos, inclusive das pessoas com deficiência. O objetivo deste artigo é descrever as possibilidades do uso da tecnologia da informação e comunicação - TICs, para auxiliar a manutenção da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, bem como apresentar as reações causadas pelas interações e a percepção dos usuários neste momento específico. Esta é uma pesquisa qualitativa que teve como público alvo os usuários do Centro Dia, de uma instituição não governamental no interior de Minas Gerais, que apoiou todas as etapas deste trabalho. Participaram da pesquisa duas pessoas com deficiência intelectual, com idades de 33 e 54 anos, foram utilizados dois instrumentos, questionários e as redes sociais (WhatsApp e Facebook). Os resultados apontam que é possível auxiliar na manutenção da qualidade de vida das pessoas com deficiência em tempos de isolamento social, utilizando-se das TICs para a realização de atividades físicas orientadas por um professor, bem como nos aspectos socioemocionais favorecer emoções positivas, e consideramos que a saudade foi amenizada, mas não totalmente superada, o que é compreensível. Concebemos que o uso das TICs se faz irreversível e que temos que agregá-la aos nossos fazeres, estimulando as pessoas com deficiência a utilizá-la em benefício próprio.
Recebido em: 02/08/2022
Reformulado em: 10/09/2022
Aceito em: 07/10/2022
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.