O SURF COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: SURF PARA TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p295-306

Palavras-chave:

Surf, Inclusão Social, Atividade Física, Atividade Motora Adaptada

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar de que forma o Surf contribui para o processo inclusivo e como objetivos específicos, buscamos analisar quais benefícios o Surf apresenta para pessoas com deficiência em seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foram participantes 29 alunos do Projeto Escola Municipal de Surf do município de Peruíbe. A coleta de informações ocorreu através da aplicação de um questionário online constituído por informações pessoais dos participantes e por questionamentos que buscaram atender aos objetivos do estudo. A análise das informações coletadas foi realizada por intermédio da análise de conteúdo. Concluímos que o projeto da Escola Municipal de Surf vem mudando de forma positiva a vida das pessoas e com isso está contribuindo de forma direta para o desenvolvimento do município através das pessoas que participam das atividades propostas no sentido de proporcionar um estilo de vida saudável e ativo.

Recebido em: 09/03/2021

Reformulado em: 26/05/2021

Aceito em: 31/05/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio José Cunha Ramalho, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

Bacharelado em Educação Física. 

Isaias dos Santos, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

Bacharelado em Educação Física

Magno Inácio da Silva, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

Bacharelado em Educação Física

Milena Pedro de Morais, Universidade São Judas Tadeu – USJT/ Faculdade Peruíbe - UNISEPE

Doutora em Educação Física. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed.Rev.atual. Lisboa; Edições 70,2011

BELTRAME, A, L. N. ;SAMPAIO, T. M. V. Atendimento especializado em esporte adaptado: discutindo a iniciação esportiva sob a ótica da inclusão. Revista Educação Física. v. 26, n.3, p.377-388, 2015.

LINHARES, E.; ZUCH, L. Reconhecendo o Surf, 2016. Disponível em: https://surfari.me/ Acesso em: 08 de Abril de 2020.

MARTIN, J. E. et al. Análise do Processo Inclusivo de Pessoas com Deficiência no Clube Esportivo: Um estudo de Caso. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. v. 13 n. 1, 2012.

MELO, F.A; FUMES, N.L. O Esporte Adaptado no Município de Maceió/AL: Des/Caminhos Traçados Pela s Políticas Públicas. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. v. 14 n. 2, 2013.

NICHOLS, W. Blue Mind: The Surprising Science That Shows How Being Near, In, On, or Under Water Can Make You Happier, Healthier, More Connected, and Better at What You Do. Little Brown and Company, New York: Back Bay Books, 2014.

RODRIGUES, D. A. O desporto como espaço e veiculo de inclusão. Debates em Atividade Motora Adaptada, Grupo de Trabalho de Formação da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, SoBAMA, 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kvLt2U32I78&t=4295s . Acesso em 8 de Maio de 2020.

SIQUEIRA, et al. Praias acessíveis e surf adaptado no Brasil ; Inovação social baseada no design universal. Revista Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación Nº83, ano 21, n.83, 2020.

SILVA, A. A. C. et al. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira Educação Física e Esporte v.27, n.4, p.679-687, 2013.

STEINMAN, J. Surf Saúde. Editora Tao, 2003.

TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa, Revista Saúde Pública, 2005.

ZOÍA, A. Todos iguais, todos desiguais. In: ALMEIDA, D. B. de (Org). Educação:

diversidade e inclusão em debate. Goiânia: Editora Descubra, p. 13- 25, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-01 — Atualizado em 2021-06-15

Versões