O SURF COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: SURF PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p295-306Palabras clave:
Surf, Inclusão Social, Atividade Física, Atividade Motora AdaptadaResumen
O objetivo geral deste estudo foi analisar de que forma o Surf contribui para o processo inclusivo e como objetivos específicos, buscamos analisar quais benefícios o Surf apresenta para pessoas com deficiência em seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foram participantes 29 alunos do Projeto Escola Municipal de Surf do município de Peruíbe. A coleta de informações ocorreu através da aplicação de um questionário online constituído por informações pessoais dos participantes e por questionamentos que buscaram atender aos objetivos do estudo. A análise das informações coletadas foi realizada por intermédio da análise de conteúdo. Concluímos que o projeto da Escola Municipal de Surf vem mudando de forma positiva a vida das pessoas e com isso está contribuindo de forma direta para o desenvolvimento do município através das pessoas que participam das atividades propostas no sentido de proporcionar um estilo de vida saudável e ativo.
Recebido em: 09/03/2021
Reformulado em: 26/05/2021
Aceito em: 31/05/2021
Descargas
Referencias
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed.Rev.atual. Lisboa; Edições 70,2011
BELTRAME, A, L. N. ;SAMPAIO, T. M. V. Atendimento especializado em esporte adaptado: discutindo a iniciação esportiva sob a ótica da inclusão. Revista Educação Física. v. 26, n.3, p.377-388, 2015.
LINHARES, E.; ZUCH, L. Reconhecendo o Surf, 2016. Disponível em: https://surfari.me/ Acesso em: 08 de Abril de 2020.
MARTIN, J. E. et al. Análise do Processo Inclusivo de Pessoas com Deficiência no Clube Esportivo: Um estudo de Caso. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. v. 13 n. 1, 2012.
MELO, F.A; FUMES, N.L. O Esporte Adaptado no Município de Maceió/AL: Des/Caminhos Traçados Pela s Políticas Públicas. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. v. 14 n. 2, 2013.
NICHOLS, W. Blue Mind: The Surprising Science That Shows How Being Near, In, On, or Under Water Can Make You Happier, Healthier, More Connected, and Better at What You Do. Little Brown and Company, New York: Back Bay Books, 2014.
RODRIGUES, D. A. O desporto como espaço e veiculo de inclusão. Debates em Atividade Motora Adaptada, Grupo de Trabalho de Formação da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, SoBAMA, 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kvLt2U32I78&t=4295s . Acesso em 8 de Maio de 2020.
SIQUEIRA, et al. Praias acessíveis e surf adaptado no Brasil ; Inovação social baseada no design universal. Revista Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación Nº83, ano 21, n.83, 2020.
SILVA, A. A. C. et al. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira Educação Física e Esporte v.27, n.4, p.679-687, 2013.
STEINMAN, J. Surf Saúde. Editora Tao, 2003.
TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa, Revista Saúde Pública, 2005.
ZOÍA, A. Todos iguais, todos desiguais. In: ALMEIDA, D. B. de (Org). Educação:
diversidade e inclusão em debate. Goiânia: Editora Descubra, p. 13- 25, 2006.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-06-15 (3)
- 2021-06-01 (2)
- 2021-06-01 (1)