O SURF COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: SURF PARA TODOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p295-306

Palabras clave:

Surf, Inclusão Social, Atividade Física, Atividade Motora Adaptada

Resumen

O objetivo geral deste estudo foi analisar de que forma o Surf contribui para o processo inclusivo e como objetivos específicos, buscamos analisar quais benefícios o Surf apresenta para pessoas com deficiência em seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foram participantes 29 alunos do Projeto Escola Municipal de Surf do município de Peruíbe. A coleta de informações ocorreu através da aplicação de um questionário online constituído por informações pessoais dos participantes e por questionamentos que buscaram atender aos objetivos do estudo. A análise das informações coletadas foi realizada por intermédio da análise de conteúdo. Concluímos que o projeto da Escola Municipal de Surf vem mudando de forma positiva a vida das pessoas e com isso está contribuindo de forma direta para o desenvolvimento do município através das pessoas que participam das atividades propostas no sentido de proporcionar um estilo de vida saudável e ativo.

Recebido em: 09/03/2021

Reformulado em: 26/05/2021

Aceito em: 31/05/2021

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Biografía del autor/a

  • Fabio José Cunha Ramalho, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

    Bacharelado em Educação Física. 

  • Isaias dos Santos, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

    Bacharelado em Educação Física

  • Magno Inácio da Silva, Faculdade Peruíbe/ UNISEPE

    Bacharelado em Educação Física

  • Milena Pedro de Morais, Universidade São Judas Tadeu – USJT/ Faculdade Peruíbe - UNISEPE

    Doutora em Educação Física. 

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Publicado

2021-06-01 — Actualizado el 2021-06-15

Versiones

Cómo citar

CUNHA RAMALHO, Fabio José; DOS SANTOS, Isaias; DA SILVA, Magno Inácio; DE MORAIS, Milena Pedro. O SURF COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: SURF PARA TODOS. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 22, n. 2, p. 295–306, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p295-306. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/11631.. Acesso em: 21 nov. 2024.