RECURSO EDUCATIVO UTILIZADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p99-108

Palavras-chave:

deficiência, Educação Física, Inclusão educational, Atividade Motora Adaptada

Resumo

Este estudo traz a percepção dos professores em relação aos recursos educativos que utilizam durante as aulas de Educação Física para incluir todos os alunos independentes da sua deficiência. A pesquisa teve como objetivo analisar os recursos educativos, sob a ótica dos professores, utilizados nas aulas de Educação Física para inclusão. O método utilizado foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes do estudo foram três professores de Educação Física de uma escola da rede privada de Maceió que atuam há, pelo menos, três anos no Ensino Fundamental II. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, recorrendo à análise de conteúdo por categorias para analisar os dados. Nos resultados encontrados, evidenciou-se que os professores reconhecem a importância de trabalhar com recursos educativos durante suas aulas para facilitar o aprendizado dos alunos e maximizar a inclusão, porém, é visível a necessidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e como utilizar os recursos durante suas aulas. Contudo, percebeu-se que os recursos educativos são extremamente importantes para às aulas, pois, com a utilização deles, o professor consegue, sobretudo, melhorar o relacionamento entre os alunos facilitando as atividades a qual serão trabalhadas.

Recebido em: 30/06/2020

Reformulado em: 02/02/2021

Aceito em: 02/02/2021

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Publicado

2021-04-05