EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO BRASIL

CONTRAPONTOS ENTRE LEGISLAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Mey de Abreu van Munster UFSCar
  • Maria Luiza Tanure Alves Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n2.08.p171

Palabras clave:

Educação Física. Educação Inclusiva. Políticas Públicas.

Resumen

A educação física enquanto componente curricular da Educação Básica no Brasil vem buscando alternativas para assegurar o acesso e o máximo aproveitamento de estudantes com deficiências nas escolas comuns da rede regular de ensino. O presente ensaio teve como objetivo discorrer sobre a inclusão de estudantes com deficiências no contexto da educação física escolar brasileira, de forma a analisar alguns pontos de tensão entre o que é preconizado por lei e o atendimento destinado a essa população, descrito a partir de estudos científicos. Sob perspectiva qualitativa, foi desenvolvido um estudo teórico acerca da interface “educação física” e “inclusão”, com base na análise de: 1. documentos provenientes da legislação brasileira; e 2. dissertações e teses envolvendo pesquisas relacionadas à temática. Os resultados são apresentados e discutidos em quatro categorias de análise: 1. Aspectos legais relacionados à inclusão de estudantes com necessidades especiais no Brasil; 2. Dados estatísticos e diagnóstico de estudantes com deficiências na educação brasileira; 3. Formação dos profissionais de educação física para atuar junto a essa população; 4. Práticas pedagógicas e serviços especializados em Educação Física Adaptada. Conclui-se que existe um considerável distanciamento entre a legislação e a produção científica nacional. Por um lado, apesar das garantias legais, foram identificados fatores que demonstram que a legislação brasileira tem sido insuficiente para assegurar a inclusão de estudantes com deficiências no contexto da educação física. Em outro sentido, detectou-se que as pesquisas não têm sido suficientes para inspirar mudanças no sistema educacional ou engendrar políticas públicas capazes de modificar esse cenário.

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Biografía del autor/a

  • Maria Luiza Tanure Alves, Unicamp

    Professora doutora na Faculdade de Educação Física - FEF -UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisa em Atividade Motora Adaptada - GEPEAMA. Doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Atividade Física, Adaptação e Saúde. Pós-graduação Lato sensu em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), e Bacharelado em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atuou como professora de Educação Física efetiva na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação física adaptada, deficiência visual, cegueira e imagem corporal.

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Publicado

2019-02-22

Cómo citar

VAN MUNSTER, Mey de Abreu; ALVES, Maria Luiza Tanure. EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO BRASIL: CONTRAPONTOS ENTRE LEGISLAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 19, n. 2, 2019. DOI: 10.36311/2674-8681.2018.v19n2.08.p171. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/8739.. Acesso em: 21 nov. 2024.