Análise do Efeito da Frequencia Reduzida de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras em indivíduos com e sem Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3610Palabras clave:
Educação especial, Conhecimento de Resultados, Síndrome de DownResumen
A Síndrome de Down (SD) consiste em uma conhecida condição genética associada ao retardo mental o que torna necessário diferentes condições de manipulação de frequências de conhecimento de resultados para a aquisição de habilidades motoras. O presente estudo teve como objetivo compararos efeitos da frequência reduzida de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras de indivíduos com e sem Síndrome de Down. Vinte sujeitos executaram uma tarefa de arremesso em direção a um alvo posicionado no chão. O estudo foi constituído de fase de aquisição e teste. Dez minutos após a fase de aquisição foi realizado o teste de transferência contendo dez tentativas do mesmo arremesso com distância diferente da fase de aquisição e sem apresentação de CR. Dois grupos foram organizados, SD33 com indivíduos com SD e frequência de 33% CR e SSD50 com indivíduos sem SD e frequência de 33% CR. Os grupos apresentaram resultados similares no teste para o escore, contudo os indivíduos com SD foram mais inconsistentes. Os resultados parecem indicar que os indivíduos com SD processam informação como os indivíduos que não possuem a SD, todavia seu desempenho apresenta alta variabilidade devido à natureza da síndrome.Descargas
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Publicado
2021-09-28
Número
Sección
Relato de pesquisa
Cómo citar
VIEIRA, Márcio Mário; REIS, Mariana Oliveira dos; ALEIXO, Ivana Montandon Soares. Análise do Efeito da Frequencia Reduzida de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras em indivíduos com e sem Síndrome de Down. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 14, n. 2, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3610. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3610.. Acesso em: 4 dec. 2024.