PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ATLETISMO: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p235-254

Palabras clave:

Educação Física, Desenho Universal para a Aprendizagem, Inclusão Escolar, Atividade Motora Adaptada, Estudantes com Deficiência

Resumen

O Desenho Universal para a Aprendizagem é uma abordagem teórica que considera a diversidade escolar e busca a eliminação das barreiras de aprendizagem, promovendo um ensino acessível e consistente a todos. Considera-se que essa abordagem tem a capacidade de superar as práticas pedagógicas tradicionais e centradas no professor, as quais dificultam a efetivação dos processos inclusivos e de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo analisar o processo inclusivo de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física, utilizando a abordagem pedagógica fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino do atletismo. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo e delineamento da pesquisa-ação, desenvolvida com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental que contava com quatro estudantes com Deficiência Intelectual. Foram ministradas vinte aulas para o ensino do atletismo com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Essas aulas foram registradas em um diário de campo e analisadas pela Análise Descritiva Qualitativa. Quanto aos resultados, observamos que os estudantes com deficiência foram incluídos nas aulas de Educação Física, com condições de acessar o currículo de modo diversificado, permanecer nas aulas pelas variações nas formas de se relacionar com as práticas corporais e ter a efetivação do processo de ensino aprendizagem pelas múltiplas formas de demonstrar os saberes apropriados. No caso dos estudantes sem deficiência, o Desenho Universal para a Aprendizagem contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando autonomia no engajamento e no desenvolvimento das atividades.

Recebido em: 12/07/2024

Reformulado em: 27/09/2024

Aceito em: 28/09/2024

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Biografía del autor/a

  • Renato Vitor da Silva Tavares, Universidade de Pernambuco

    Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) e da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo (SEMED – Rio Largo).

  • Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

  • Ana Rita Lorenzini, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Keyla Brandão Costa, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) e Professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).

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Publicado

2024-09-28

Cómo citar

TAVARES, Renato Vitor da Silva; OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; LORENZINI, Ana Rita; COSTA, Keyla Brandão. PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ATLETISMO: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 2, p. 235–254, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p235-254. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/16247.. Acesso em: 3 dec. 2024.