PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ATLETISMO: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p235-254

Palavras-chave:

Educação Física, Desenho Universal para a Aprendizagem, Inclusão Escolar, Atividade Motora Adaptada, Estudantes com Deficiência

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem é uma abordagem teórica que considera a diversidade escolar e busca a eliminação das barreiras de aprendizagem, promovendo um ensino acessível e consistente a todos. Considera-se que essa abordagem tem a capacidade de superar as práticas pedagógicas tradicionais e centradas no professor, as quais dificultam a efetivação dos processos inclusivos e de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo analisar o processo inclusivo de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física, utilizando a abordagem pedagógica fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino do atletismo. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo e delineamento da pesquisa-ação, desenvolvida com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental que contava com quatro estudantes com Deficiência Intelectual. Foram ministradas vinte aulas para o ensino do atletismo com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Essas aulas foram registradas em um diário de campo e analisadas pela Análise Descritiva Qualitativa. Quanto aos resultados, observamos que os estudantes com deficiência foram incluídos nas aulas de Educação Física, com condições de acessar o currículo de modo diversificado, permanecer nas aulas pelas variações nas formas de se relacionar com as práticas corporais e ter a efetivação do processo de ensino aprendizagem pelas múltiplas formas de demonstrar os saberes apropriados. No caso dos estudantes sem deficiência, o Desenho Universal para a Aprendizagem contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando autonomia no engajamento e no desenvolvimento das atividades.

Recebido em: 12/07/2024

Reformulado em: 27/09/2024

Aceito em: 28/09/2024

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Vitor da Silva Tavares, Universidade de Pernambuco

    Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) e da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo (SEMED – Rio Largo).

  • Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

  • Ana Rita Lorenzini, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Keyla Brandão Costa, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) e Professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Referências

BLOCK, Martin E.; OBRUSNIKOVA, Iva. Inclusion in physical education: a review of the literature from 1995 – 2005. Adapted Physical Activity Quarterly, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 103-124, 2007. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/24/2/article-p103.xml. Acesso em: 05 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHNOLOGY (CAST). The Universal Design for Learning Guidelines. 2018. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/. Acesso em: 05 mar. 2023.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/ND8hHt9gKnHDTZwMdyns3JG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022.

GILBERT, Emily N. Designing Inclusive Physical Education with Universal Design for Learning. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, [s. l.], v. 90, n. 7, p. 15-21, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2019.1637305. Acesso em: 13 fev. 2024.

ISRAEL, Maya; RIBUFFO, Cecelia; SMITH, Sean. Universal Design for Learning: Recommendations for Teacher Preparation and Professional Development. CEEDAR: University of Florida, 2014. Disponível em: https://ceedar.education.ufl.edu/wp-content/uploads/2014/08/IC-7_FINAL_08-27-14.pdf. Acesso em: 05 mar. 2023.

LIEBERMAN, Lauren Joy; GRENIER, Michelle; BRIAN, Ali; ARNDT, Katrina. Universal Design for Learning in Physical Education. Champaign: Human Kinetics, 2021. Kindle.

LIEBERMAN, Lauren Joy; GRENIER, Michelle. Infusing Universal Design for Learning into Physical Education Professional Preparation Programs. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, [s. l.], v. 90, n. 6, p. 3-5, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/07303084.2019.1615790?needAccess=true. Acesso em: 05 mar. 2023.

LIEBERMAN, Lauren Joy; LYTLE, Rebecca; CLARCQ, Jason A. Getting it Right from the Start: Employing the Universal Design for Learning Approach to Your Curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, [s. l.], v. 79, n. 2, p. 32-39, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2008.10598132. Acesso em: 05 mar. 2023.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo na escola. Maringá, PR: Eduem, 2014.

MUNAFO, Carmelo. Towards a New Culture in Physical Education with the Universal Design for Learning. International Journal of Science Culture and Sport, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/292860. Acesso em: 13 fev. 2024.

MUNSTER, Mey de Abreu van; LIEBERMAN, Lauren Joy; GRENIER, Michelle A. Universal Design for Learning and Differentiated Instruction in Physical Education. Adapted Physical Activity Quarterly, [s. l.], v. 36, n. 3, p. 359-377, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/36/3/article-p359.xml. Acesso em: 05 mar. 2023.

OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; MUNSTER, Mey de Abreu van; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática da literatura internacional. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 675 690, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/rGFXP54LSxdkfNmXsD9537M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022.

RAPP, Whitney H. Universal design for learning in action: 100 ways to teach all learners. Baltimore: Paul H. Brookes, 2014.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da Pesquisa Científica. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SHERRILL, Claudine. Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. 6. ed. Boston: McGraw-Hill, 2003.

SOARES, Carlos José Ferreira. Análise Descritiva Qualitativa. Curitiba: CRV, 2022.

TAUNTON, Sally A.; BRIAN, Ali; TRUE, Larissa. Universally Designed Motor Skill Intervention for Children with and without Disabilities. Journal of Developmental and Physical Disabilities, [s. l.], v. 29, n. 6, p. 941-954, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10882-017-9565-x. Acesso em: 05 mar. 2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.

ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa. 2018. 298f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9896/ZERBATO_Ana%20Paula_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 05 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

TAVARES, Renato Vitor da Silva; OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; LORENZINI, Ana Rita; COSTA, Keyla Brandão. PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ATLETISMO: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 2, p. 235–254, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n2.p235-254. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/16247.. Acesso em: 21 nov. 2024.