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RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: JOGO DE DAMAS ADAPTADO COMO MODELO METODOLÓGICO

Autores/as

  • Jessenia Marise Sales Campos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Manoel Osmar Seabra Junior Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente
  • Talita Maria Souza Santos Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente
  • Luiz Rogerio Romero Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p123-144

Palabras clave:

Atividade Motora Adaptada, Paralisia Cerebral, Tecnologia Assistiva, Habilidades Manipulativas, Jogo de tabuleiro

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos do jogo de tabuleiro “Damas Adaptado” sobre o desempenho de habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral. O estudo identifica e descreve as adaptações de estratégias de ensino e implementações no recurso pedagógico como Tecnologia Assistiva. O método utilizado foi o delineamento do sujeito único, no modelo AB. O delineamento demonstra o desempenho da estudante frente as habilidades manipulativas, denominadas variáveis dependentes e o jogo de “Damas Adaptado” como variável independente. A pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: 1. Escolha do jogo: foi escolhido o jogo de tabuleiro Damas, que atendeu os critérios estabelecidos na pesquisa e características da estudante com paralisia cerebral; 2. Linha de base: onde se iniciou as primeiras coletas de dados sem intervenção do pesquisador; 3. Adaptação do jogo: jogo adaptado a partir das necessidades específicas da participante; 4. Intervenção: introdução das estratégias e adaptações no jogo. As sessões foram filmadas, os dados avaliados e registrados em gráficos de dispersão. Para a análise dos dados, foi utilizado um quadro de variáveis de respostas que pontuavam de zero a três pontos, onde os itens avaliados foram: 1. Precisão do movimento; 2. Amplitude de movimento; 3. Capacidade preensão palmar e 4. Velocidade do movimento. A participante obteve evolução significativa em todas as variáveis por meio do treinamento, na fase de intervenção com as adaptações do recurso. O jogo de “Damas Adaptado” se demonstrou eficaz em relação às habilidades manipulativas da estudante com paralisia cerebral, proporcionando autonomia durante o jogo.

Recebido em: 19/04/2024
Reformulado em: 03/08/2024
Aceito em: 11/06/2024

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Referencias

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Publicado

2024-06-14

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Cómo citar

SALES CAMPOS, Jessenia Marise; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar; SOUZA SANTOS, Talita Maria; ROMERO, Luiz Rogerio. RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: JOGO DE DAMAS ADAPTADO COMO MODELO METODOLÓGICO: . Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15864.. Acesso em: 21 nov. 2024.