PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA AVALIAR O DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p35-52

Palabras clave:

Autismo, Educação Especial, Avaliação, Atividade Motora Adaptada

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões restritos e repetitivos de comportamento, além de dificuldades essenciais na comunicação social e na interação social.  Ainda pode apresentar limitações nas habilidades motoras e psicomotoras. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os instrumentos de avaliação utilizados para avaliar o desenvolvimento motor em crianças com o transtorno do espectro autista. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa do tipo revisão de literatura sistemática com aspecto quali-quantitativo. A busca dos artigos foi realizada entre os meses junho e agosto de 2020, nas seguintes bases de dados BVS, CAPES, SCIELO e SCIENCE. Ao total foram encontrados 2.023 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão obteve-se 21 artigos para extração dos dados. O instrumento mais utilizado nas pesquisas foi o Vineland Adaptive Behavior Scales-2 (23%; n=7), no entanto foram encontrados outros instrumentos aplicados porém em menor quantidade nas pesquisas. Ao analisar cada instrumento observou-se ausência de uma ferramenta que avaliasse as especificidades do autismo o que pode comprometer a avaliação do desenvolvimento motor. Desta forma, conclui-se que há uma ausência de instrumento específico que avalie o desenvolvimento motor de crianças com TEA e ressalta a necessidade de elaborar instrumentos sensíveis as diversas características do transtorno em questão.

Recebido em: 17/12/2021

Reformulado em: 04/04/2022

Aceito em: 04/04/2022

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Iasmin Pires Leite, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

    Graduanda em Educação Física

Referencias

ALMEIDA G.; VALENTINI N. C.; BERLEZE A., Percepções de Competência: Um Estudo com Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental, Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 01, p. 71-97, 2009.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais – 5ª edição (DSM-5), 2014, p.50-55.

BARBEAU, E.B. et al. Comparing Motor Skills in Autism Spectrum Individuals with and hithout Speech Delay. Autism Research, v. 8, p.682–693, 2015.

BO, J., et al. Brief Report: Does Social Functioning Moderate the Motor Outcomes of a Physical Activity Program for Children with Autism Spectrum Disorders: A Pilot Study, Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 49, p.415–421, 2019

BREMER, E.; LLOYD, M. School-Based Fundamental-Motor-Skill Intervention for Children with Autism-Like Characteristics: An Exploratory Study. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 33, p. 66 -88, 2016.

BREMER, E.; BALOGH, R.; LLOYD, M., Effectiveness of a fundamental motor skill intervention for 4-year-old children with autism spectrum disorder: a pilot study. Autism, v 19, n. 8, p. 980–991, 2015

CRAIG, F. et al. Motor Competency and Social Communication Skills in Preschool

Children with Autism Spectrum Disorder. Autism Research, v.11, n. 6, p. 1-10, 2018.

DINIZ, E.F.F.S. et al. Perfil motor de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento: TEA e TDAH. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA - Maceió/AL, 2020. Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/cbama2019/trabalho/113431>. Acesso em: 29/09/2020 às 11:44

FERNANDES et al., O contributo da Educação Física para o desenvolvimento motor: uma revisão sistemática. Revista Gymnasium Educação Física, Desporto e Saúde, v. 2, n. 2, 2017.

FITZPATRICK et al., Evaluating the Importance of Social Motor Synchronization and Motor Skill for Understanding Autism, Wiley Online Library, 2017

GALLAHUE, D.L. E OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª Edição. São Paulo: Phorte, 2005.

HAYWOOD, K. M., et al. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2016.

HAWKS, Z. et al. Accelerating motor skill acquisition for bicycle riding in children with asd: a pilot study. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, v.50, p.342-348, 2020

HENDERSON, S.H.; SUDGEN, D.A.; BARNETT, A.L. Movement Assessment Battery for Children 2ª edição – MABC-2. Pearson, 2020.

PEARSON, Review of Motor Assissments for School-aged Children and Adolescent. Presented by Amy Schulenburg, Consultant OT - Pearson Clinical Assessment (Aust & NZ), 2017

KAUR, M.; SRINIVASAN, S.; BHAT, A. Comparing motor performance, praxis, coordination, and interpersonal synchrony between children with and without Autism Spectrum Disorder (ASD). Research in Developmental Disabilities, v.72, p. 79-95, 2018.

KETCHESON, L.; HAUCK, J.; ULRICH, D. The effects of an early motor skill intervention on motor skills, levels of physical activity, and socialization in young children with autism spectrum disorder: A pilot study. Autism, p.1-12, 2016.

KETCHESON, L.; HAUCK, J.L.; ULRICH, D. The levels of physical activity and motor skills in young children with and without autism spectrum disorder aged 2–5 years. Autism, p. 1-10, 2017.

KRUGER, G.R.; SILVEIRA, J.R.; MARQUES, A.C. Motor skill of children with autismo spectrum disorder, Revista Brasiliera de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 21, n. e60515, p.1-8, 2019.

LIU, S.; ELGARHY, T., Effects of Psychomotor Intervention Program on Students with Autism Spectrum Disorder. American Psychological Association, v. 31, n. 4, p. 491–506, 2016

LISOT, J.A.; CAVALLI, M.O. O teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky: uma análise descritiva. Movimento, v. 2, n.2, 1995

LINDOR, E.; RINEHART,• N.; FIELDING, J. Distractor Inhibition in Autism Spectrum Disorder: Evidence of a Selective Impairment for Individuals with Co-occurring Motor Difficulties. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 49, p. 669–682, 2019.

LOURENÇO, C.C.V. et al. A Eficácia de um Programa de Treino de Trampolins na Proficiência Motora de Crianças com Transtorno do Espe ctro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 39-48, Jan.-Mar., 2016.

MANICOLO, O. et al., Gait in children with infantile/atypical autism: Age-dependent decrease in gait variability and associations with motor skills. European Journal of Paediatric Neurology, v. 23, p. 117-125, 2019.

NAJAFABADI, M.G. et al. The effect of SPARK on social and motor skills of children with autism. Pediatrics and Neonatology, v. 59, p. 481-487, 2018.

OKUDA, P.M.M et al. Motor skills assessments: support for a general motor factor for the Movement Assessment Battery for Children-2 and the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency-2. Trends Psychiatry Psychother, v. 41, n. 01, p. 51-59, Jan-Mar, 2019

PAN, et al., The impacts of physical activity intervention on physical and cognitive outcomes in children with autism spectrum disorder. Autism, p.1-13, 2016.

PINHEIRO, C.L. Validade e confiabilidade da Movement Assessment Battery for Children-2ª edição para crianças brasileiras de 4 a 8 anos de idade. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) – Escola da Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

POWELL, J.L.; PRINGLE, L.P.; GREIG, M. Investigation of the Association Between

Motor Stereotypy Behavior with Fundamental Movement Skills, Adaptive Functioning, and Autistic Spectrum Disorder Symptomology in Children with Intellectual Disabilities. Journal of Child Neurology. v. 27, p. 1-98, 2017.

PUSPONEGORO, H.D. et al., Gross Motor Profile and Its Association with Socialization Skills in Children with Autism Spectrum Disorders. Pediatrics and Neonatology, v.57, p.501-507, 2016.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora 3ª edição, 2015

SANTOS et al., Competência motora de crianças pré-escolares brasileiras avaliadas pelo teste TGMD-2: uma revisão sistemática, Journal Physical Education, v. 31, n. 3117, 2020.

SANTOS, D.G.; BRUM, F. Nível de desempenho motor em escolares brasileiros: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.6, n.7, p. 44693-44711, 2020

SARABZADEH, M.; AZARI, B.B.; HELALIZADEH, M. The effect of six weeks of Tai Chi Chuan training on the motor skills of children with Autism Spectrum Disorder. Journal of Bodywork & Movement Therapies, v. 23, p. 284-290, 2019.

SARAIVA, L.; RODRIGUES, L.P. Peabody developmental motor scale-2 (PDMS-2): definição e aplicabilidade no contexto educativo, clínico e cientifico. Desenvolvimento Motor. Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade de Lisboa, p. 285-292, 2014.

SOARES, A.M.; CAVALCANTE NETO, J.L. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma revisão sistemática, Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 21, n. 3, p. 445-458, 2015.

SOUZA, M. C.; BERLEZE, A.; VALENTINI, N. C., Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 4, p. 509-519, 2008

SOKHADZE, E. M. et al. Behavioral, Cognitive, and Motor Preparation Deficits in a Visual Cued Spatial Attention Task in Autism Spectrum Disorder. Appl Psychophysiol Biofeedback, v. 41, n. 1, p. 81–92, 2016.

SPARROW, S.; CICCHETTI, D.; BALLA, D. Vineland Adaptive Behavior Scales (2 ed.). Minneapolis, MN: Pearson Assessment., 2005.

SUMNER, E.; LEONARD, H.C.; HILL, E.L. Overlapping Phenotypes in Autism Spectrum Disorder and Developmental Coordination Disorder: A Cross-Syndrome Comparison of Motor and Social Skills. Journal Autism Development Disorder, v. 46, p. 2609-2620, 2016.

TEIXEIRA, B.M.; CARAVALHO, F.T.; VEIRA, J.R.L. Avaliação do perfil motor em crianças de Teresina - PI com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-19, 2019

TRAVERS, B.G. et al., Longitudinal development of manual motor ability in autism spectrum disorder from childhood to mid-adulthood relates to adaptive daily living skills. Developmental Science, v. 20, n. 12401, p. 1-15, 2017.

VUKICEVIC, S.; et al. A demonstration Project for the utility of Kinect-based educational games to benefit motor skill of children with ASD. Perceptual and Motor Skills, v. 126, n. 6, p. 1117-1144, 2019.

WILLRICH, A.; AZEVEDO, C.C.F.; FERNANDES, J.O., Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociência 2009, v.17, n.1, p. 51-56, 2008.

WANDERLEY, L.M. Efeitos do Treinamento Motor com o Videogame Ativo em Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

YANG, S.; PAYNTER, J.; GILMORE, L. Vineland Adaptive Behavior Scales: II Profile of Young Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord, n. 46, p.64–73, 2016.

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

PIRES LEITE, Iasmin; DINIZ, Elizângela. PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA AVALIAR O DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 35–52, 2022. DOI: 10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p35-52. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/12885.. Acesso em: 21 nov. 2024.