O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AO DEFICIENTE VISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Carlos Henrique Prevital Fileni Faculdade Euclides da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n2.p257-264

Palabras clave:

Inclusão escolar, Professor, Educação Física

Resumen

Resumo: O professor de Educação Física, tem um papel de suma importância dentro da escola e da sala de aula, são pesquisadores e buscam se especializar para proporcionar a unidade escolar um ensino de qualidade. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas ainda é um desafio para esses professores, especialmente pela insegurança gerada e falta de estrutura de apoio. Com isso, o objetivo da pesquisa foi verificar se os professores de Educação Física efetivados, estão preparados para incluir o aluno com deficiência visual em sua aula, dentro das redes públicas e particulares de ensino. A pesquisa abordou uma amostra composta por 10 (dez) professores da área. Foi aplicado um questionário adaptado, composto por 17 (dezessete) questões, as quais trouxeram as diretrizes elaboradas sobre a Educação Inclusiva de deficiente visual, confirmando o mau desempenho na prática do ensino de qualidade. Conclui-se que os professores de Educação Física sabem que o conhecimento que possuem, não são suficientes para receberem alunos com deficiência visual em sala de aula, mas, desejam lecionar com os mesmos.                  

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Publicado

2021-01-13