This is an outdated version published on 2021-11-12. Read the most recent version.

PSYCHOMOTOR DEVELOPMENT OF THE CHILD WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER IN EQUOTHERAPY: DIALOGUE OF PHYSICAL EDUCATION WITH PSYCHOLOGY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p333-354

Keywords:

Autism, Psychomotricity, Equine Therapy

Abstract

Currently, Autism Spectrum Disorder has gained greater visibility. Being a global developmental disorder and knowing its implications for children's lives, emerged the need for new therapies and approaches to address the needs of autistic children has arisen in a way that can fully develop. In this context comes the equine therapy with a proposal of therapy linked to psychomotricity, in which, through psychomotor development, socialization, learning and affectivity, these children can have greater autonomy in the ir lives. In this way, the general objective of this work is to verify the contribution of Equoterapia in the psychomotor development of the child with Autism Spectrum Disorder (ASD) from the perspective of the Physical Education teacher and the Psychologist. As methodology, we applied an open questionnaire to five professionals who work in equine therapy centers in São Paulo and work or have worked with children with ASD. For the treatment of the data we used the thematic analysis where we chose five themes to analyze.
As results we could observe that as the literature states, Equine therapy, under the view of psychologists and physical education teacher, brings affective, cognitive and motor benefits to ASD practitioners, although the centers use heterogeneous approach and evaluative methods. Regardless of the factors questioned in this work, it was evident the dedication of all the professionals involved and, above all, the incredible experience of seeing these children perceiving a new world with the horse and through this the process of self-discovery as people in the world.

 

Received on: 2021/07/27

Reformulated on: 2021/10/14

Accepted: 2021/11/02

Author Biographies

  • Carolina Gonçalves da Silva Fouraux, Prefeitura Municipal de Limeira

    Graduada em Educação Física pela UFRRJ (Licenciatura); Pós-Graduada em Psicomotricidade pela Faculdade São Luís; Mestra em Psicologia pela UFRRJ; e graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Limeira e pesquisadora na área de inclusão.

  • Márcio, Prefeitura Municipal de Limeira

    Graduado pela UFRRJ em Educação Física (Licenciatura); Pós-graduado em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestre em Psicologia pela UFRRJ; graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Limeira e pesquisador na área de educação inclusiva.

  • Valéria Marques de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Psicóloga pela UERJ, Pedagoga pelo Instituto Isabel, Psicopedagoga pela UERJ, Mestre em Educação em UERJ, Doutora em Psicologia pela UFRRJ e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando na pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia (Mestrado e Doutorado) e pesquisadora nas áreas: Psicologia Clínica e Psicologia da Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais.

References

ALMEIDA, M. M; TAVARES, H. M. Síndrome de Williams e a Intervenção da Psicomotricidade com Auxílio na Escolarização. Revista Da Católica. Uberlândia, v. 02, n. 03, 2010. Disponível em: http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv2n3/24-Pos-Graduacao.pdf . Acesso em: 31/07/2016.

ANDRADE, L. F. Psicomotricidade na aprendizagem da criança de 2 a 3 anos. Trabalho de conclusão do curso de Pedagpogia, Centro Universitário Católico Auxilium. Lins – São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56016.pdf . Acesso em: 28/07/16.

ARANTES, L. G. et al. A participação do médico veterinário na escolha e treinamento de cavalos de equoterapia. Veterinária Notícias, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 18, setembro. 2006. Disponível em: http://revistas.bvs-vet.org.br/vetnot/article/view/11697. Acesso em: 13/06/16.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA (AMA). Transtorno autístico TA. 2016. Disponível em: http://www.ama.org.br/site/definicao.html. Acesso em: 20/07/2016.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE). Fundamentos básicos sobre equoterapia. In Coletânea de trabalhos do I Congresso Brasileiro de Equoterapia. Brasília: Associação Nacional de Equoterapia, 1999.

ASSUMPÇÃO, F. B.; PIMENTEL, A. C. M. Autismo Infantil. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2000; 22 (Supl I):37-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em 18/08/2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Editora PERSONA. Lisboa: Edição 1977.

BENTO, J. L. R. A equoterapia na educação: Desafios e perspectivas para inclusão social. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, 2012.

BORGES, M. F.; RUBIO, J. A. S. A Educação Psicomotora como instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 4 – nº 1 – 2013. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/M_Fernanda.pdf . Acesso em: 12/09/2016

BOUCHERVILLE, G. C.; PINTO, V. P. O papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar de equoterapia. Anais. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Outubro de 2007. ISBN 978-85-99643-11-2, Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2007/315.pdf . Acesso em: 14/08/2016.

BRACHT, V. A constituição das Teorias Pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf; Acesso em: 14/08/2016.

CARVALHO, C. A. Aproximações entre psicologia e educação física: a história bate em nossa porta. SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA – SNHCT, USP São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.13snhct.sbhc.org.br/resources/anais/10/1344989267_ARQUIVO_artigocompletocorrigidoSBHC,SaoPaulo_Normalizado.pdf; Acesso em: 05/02/2017.

COELHO, M.; SANTO, A. E. Necessidades educativas especiais de caráter permanente/prolongado no contexto da escola inclusiva – Autismo: Perda de contato com a realidade exterior. Centro de formação contínua de professores de Ourique, Castro Verde, Aljustrel e Almodôvar. nº 07/2006. Novembro, 2006. CENFOCAL. Ação de formação nº07/2006. Página 5. Edição em novembro de 2006. Disponível em: http://cenfocal.drealentejo.pt/trabalhosformandos/ac%E7%E3o7/Trabalho_Final_-_Autismo_Ant%F3nia_Madalena.pdf . Acesso em: 28/07/2016.

CRUZ, L. F. A. Interação Criança Com Transtorno do Espectro Autista e Cavalo: reflexões autobiográficas de uma psicóloga em formação. Monografia. Psicologia. Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia. Seropédica, 2016.

DOS SANTOS, A.; COSTA, G. T. A Psicomotricidade na Educação Infantil: um enfoque psicopedagógico. Revista de Educação do Ideau. Vol. 10 – Nº 22 – Julho - Dezembro 2015. Disponível em: http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/278_1.pdf; Acesso em: 14/08/2016.

FONSECA. V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre, Editora Artmed, 2008b.

FONSECA, V. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese e Retrogênese. 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

FREIRE, H. B. G. Equoterapia: teoria e técnica: uma experiência com crianças autistas. São Paulo: Vetor, 1999.

FREIRE, H. B. G.; ANDRADE, P. R.; MOTTI, G. S. Equoterapia como recurso terapêutico no tratamento de crianças autistas. Multitemas, Campo Grande - MS, n. 32, p.55-66, ago. 2005. Disponível em: http://www.multitemas.ucdb.br/article/view/709. Acesso em: 02/04/2016.

FÜLBER, S. Atividade e terapia assistida por animais. Monografia apresentada à Faculdade de Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://patastherapeutas.org/wp-content/uploads/2015/07/Atividade-e-terapia-assistida-por-animais.pdf. Acesso em: 12/06/2016.

GARRIGUE, R. A prática da equoterapia. In Coletânea de trabalhos, I Congresso Brasileiro de Equoterapia (p. 19-23). Brasília, 1999.

JASPART, V. Cheval, atout maître de l'hippothérapie...Et de nos émotions? Evaluation d’une formation en hippothérapie sur l’intelligence émotionnelle et l’empathie de ses participants. Dissertation. Faculté de psychologie et des sciences de l'éducation, Université catholique de Louvain, 2014. Prom. : Schelstraete, Marie-Anne. Disponível em: https://dial.uclouvain.be/memoire/ucl/object/thesis:47 . Acesso em: 25/07/2015.

KUMAMOTO, L. H. M. C. C. Autismo – Uma abordagem psicomotora. Psicologia: Teoria E Pesquisa, Brasília, V.5, Nº 2, PP. 231-238. 2012. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/viewFile/20401/14495 . Acesso em: 25/07/2016.

LAPIERRE, A.; AUCOUTURIER, B. A simbologia do Movimento: Psicomotricidade e Eucação. 2ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas. 1988.

LE BOUCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre, Artes Médicas, 1982.

¬¬¬¬¬¬______ Educação psicomotora – A psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Medicas, 1987.

LEITÃO, L. G. Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico-Educacional (EPE) e autismo. Análise Psicológica (2004), 2 (XXII): 335-354. Disponível em: http://files.autismo-equit-psico-educacional.webnode.pt/200000166-d4c01d5bdd/Rela%C3%A7%C3%B5es%20terap%C3%AAuticas....pdf . Acesso em. 02/12/16.

LERMONTOV, T. A psicomotricidade na equoterapia. Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2004.

LIMA, A. C. A representação social da interdisciplinaridade para os profissionais que atuam com equoterapia. Dissertação. Programa de Mestrado em Psicologia, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande - MS. 2005. Disponível em: http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7752-a-representacao-social-da-interdisciplinaridade-para-os-profissionais-que-atuam-com-equoterapia.pdf . Acesso em: 15/02/2017 .

LONZA, A. L. R.; BARNEZE, M. M. Aplicabilidade da escala de avaliação funcional em equoterapia – Estudo piloto. Monografia. Curso de Fisioterapia, Universidade São Francisco, Bragança Paulista – SP, 2011. Disponível em: http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/2192.pdf . Acesso em: 03/03/2017.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS – DSM V. American Psychiatric Association, tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al., revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

MARQUES, V. et AL.. Equoterapia: Proposta interdisciplinar de educação e saúde. Anais. IX SIMPED – Simpósio Pedagógico E Pesquisas em Ação. 2014.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

PIAGET, J. A tomada da consciência. Trad. Edson B. de Souza. São Paulo: Melhoramento; EDUSP, 1977. 211p.

ROSSI, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas – MG – Brasil – Nº 01 – Ano I – 05/2012. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educação-Infantil.pdf . Acesso em: 29/05/2016.

SACHSSE, L. O tempo e o espaço da psicomotricidade na educação Infantil. Monografia, Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicomotricidade, Universidade Cândido Mendes. 2004. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/7/LISELOTTE%20SACHSSE.pdf . Acesso em: 05/02/2017.

SILVA, C. G. L. S.. Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch. Dissertação Mestrado em Educação Física – UFRN / 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20519/1/ChristyanGiulliannoDeLaraSouzaSilva_DISSERT.pdf; Acesso em: 05/02/2017.

SILVA, M. C. A percepção das mães de crianças atendidas em equoterapia. Dissertação. Programa de Mestrado em Psicologia, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande - MS, 2006. Disponível em: http://patastherapeutas.org/wp-content/uploads/2015/07/Tese-percepa%CC%81%E2%88%86o-materna-e-equoterapia.pdf . Acesso em:12/06/2016 .

SOARES, C. L. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v10%20supl2%20artigo1.pdf; Acesso em: 14/08/2016.

SOUZA, F. H.; NAVEGA, M. T. Influência de atividades lúdico-desportivas na realização de Equoterapia em pacientes neurológicos – ensaio clínico controlado aleatorizado. ConSientiae Saúde, 2012; 11(4):587-597. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/929/92924959009.pdf . Acesso em: 13/11/2016.

SOUZA, T. B. Avaliação neuropsicomotora em crianças antes e após a equoterapia. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Curso de Fisioterapia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Críciuma – SC, 2012. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1983/1/Tainara%20Becker%20de%20Souza.pdf . Acesso em: 05/08/2016.

Published

2021-11-12

Versions