PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ESTÃO PREPARADOS PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p81-98

Palavras-chave:

Inclusão, Formação Profissional, Preparação Profissional, atividade motora adaptada

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a formação e atuação dos professores de Educação Física escolar na área da Educação Física Adaptada. Participaram do estudo 32 professores (idade = 37±10 anos; feminino: n = 11, 34%; masculino: n = 21; 66%) de Educação Física de escolas da rede municipal (n = 11; 26%), estadual (n = 19; 45%), federal (n = 1; 2%) e privada (n = 11; 26%) de diferentes cidades do país. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionário com questões (abertas e fechadas) relacionados à formação e atuação dos professores na educação física adaptada. O questionário foi inserido em plataforma online (Google Formulários) visando facilitar o acesso e participação da maior quantidade de professores possível. No que se refere a formação, nossos principais resultados indicaram que os professores apresentam habilitação em licenciatura, cursaram pelo menos uma disciplina que abordou conteúdos a respeito das PCD, em especial a disciplina “Educação Física Adaptada”. A maior parte dos conhecimentos alcançados foram provenientes dos cursos de graduação. No que diz respeito à atuação profissional nossos resultados indicam que: os professores possuem pelo menos um aluno com deficiência; auto-avaliam capazes de atuar com esse público, apresentam conceitos incorretos a respeito dos tipos de deficiência e utilizam adaptação das atividades para incluir alunos com deficiência em suas aulas. Concluímos que a formação inicial dos professores deve ser mais completa e reforçamos a importância de conhecer mais sobre as inúmeras adaptações pedagógicas que podem auxiliar no processo de inclusão.

Recebido em: 10/09/2020

Reformulado em: 01/01/2021

Aceito em: 02/02/2021

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Publicado

2021-04-05