O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ASMÁTICOS NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n2.04.p115Palavras-chave:
Asma. Inclusão. Esporte. Professores de Educação FísicaResumo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo constatar se os professores de educação física sabem como incluir de maneira adequada os alunos portadores de asma, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou 1º ao 3º ano do ensino médio, no contexto das práticas esportivas nas escolas estaduais de Conceição do Araguaia, PA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa, em seis (6) escolas estaduais públicas. Para a obtenção dos dados, utilizou-se de questionários mistos, sendo aplicados para seis (6) professores de Educação Física (PrEF) que trabalham nas turmas citadas anteriormente. A partir da análise dos dados, chegou-se ao resultado de que nenhum destes professores apresentou conhecimentos necessários, para incluir corretamente os alunos, a respeito da asma e a prática esportiva. Deste modo, 100% dos PrEF avaliaram seus conhecimentos referente a esta doença como parciais, sendo que, a maioria desconhece os fatores desencadeantes, sintomas e os procedimentos para agir em uma crise de asma. Neste contexto, para que estes profissionais ministrem aulas de maneira segura para os alunos com asma se faz necessário que busquem capacitação, participando de cursos e realizando leituras nos meios virtuais e impresso sobre esta temática.
Palavras-chaves: Asma. Inclusão. Esporte. Professores de Educação Física.
Downloads
Referências
ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos). Conviver bem com a Asma. São Paulo, n. 61-63, p. 1-4. 2016. Disponível em: www.abrasaopaulo.org. Acesso em: 18 de mai. 2017.
ARRUDA, L. K. O poder do exercício: em asma e em doença pulmonar obstrutiva crônica. Braz J Allergy Immunol. – v. 3. n.2, p.35-39, 2015.
BARBANTE, V. O que é esporte?. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde-RBAFS. v.11, n.1, p. 54-58, 2006.
COUTO, M. Asma e doenças alérgicas no Desporto. Federação Portuguesa de Ciclismo, Lisboa, p. 1-3, 2013.
DELGADO, L. de A. O que é esporte?. Blog: Educação Física- Professor, 2014.Disponivel em:<http://professorleonardodelgado.blogspot.com.br/2014/04/apostila-do-1-ano-ensino-medio-unidade.html>.Acesso em: 01 jun. 2017.
FIKS, I. N. Asma no esporte: Não deixe a asma atrapalhar sua vida. São Paulo: Claridade, 2008.
FILHO, P. A. T. Asma brônquica. Web site: Asma Brônquica/ dr: Pierre d’ Almeida Telles Filho, 2017. Disponível em: <http://www.asmabronquica.com.br/index.html>. Acesso em: 03 Jun. 2017.
FREITAS, P. D.; SILVA, R. A.; CARVALHO, C. R. F. C. Efeitos do exercício no controle clínico da asma. Revista Med, São Paulo, v. 94, n. 4, p. 246-245, out./dez., 2015.
GINA (Global Initiative for Asthma). Global Strategy Asthma Management and Prevention. Update, 2017. Disponível em: <www.ginasthma.org>. Acesso em: 18 mai. 2017.
GINA (Global Initiative for Asthma). Online Appendix: Global Strategy Asthma Management and Prevention. Update, 2017. Disponível em: <www.ginasthma.org>. Acesso em: 18 de Mai. 2017.
JUNIOR, A. S.O. et al. Asma. Blog: Asma e exercicio fisico 2009. Disponivel em: <http://asmaeexerciciosfisicos.blogspot.com.br/2009/11/o-que-e-asma-asma-e-uma-doenca.html.>Acesso em 01 jun. 2017.
KUSCHNIR, F. C. et al. ERICA: prevalência de asma em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Publica, São Paulo. v. 50, n. 1, p. 1-10 Fev. 2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. -São Paulo: Atlas, 2010.
LUCAS, M. S. R. Os benefícios da natação para crianças com asma. TCC (Graduação)-Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
MARTINS; I. C. S.; GONÇALVES, A. Asma e Exercício: ambiente seco versus aquático – uma breve revisão. Revista Brasileira em Pesquisas de Ciências da Saúde (RPBeCS). v.3, n.2, p. 10-14, 2016.
MATTOS, M. G.; JÚNIOR, A. J. R.; BLECHER, S. Metodologia da pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3. ed. rev. e ampl.- São Paulo: Phorte, 2008.
Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro : IBGE, 2016.
Pesquisa Nacional de Saúde: 2013. Percepeção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
PIMENTEL , A. F.; COSTA, E. A. de S.; BRITO, L. F. de. Asma e a educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Faculdade de Educação e Arte. Jacareí/SP, 2013.
PINHO, G. F.; NASCIMENTO, L. L. S.; SILVA, T. T. Os benefícios da atividade física para crianças com asma brônquica. Web artigos, 2016. Disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/os-beneficios-da-atividade-fisica-para-criancas-com-asma-bronquica/141908/#ixzz4JmesVoQd>. Acesso em: 09 set. 2016.
PINTO, F. A. Efeito do treinamento físico aeróbico na hiperreponsividade brônquica e no processo inflamatório pulmonar de pacientes com asma moderada a grave. Tese (doutorado)- Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
SILVA, A. G.; LÓPEZ, J. G. H. História del asma. Alergia, Asma e Inmunologia Pediátricas. v. 22, n. 2, p. 77-86, 2013.
SMITH, B. W.; MACKNIGHT, J. M. Problemas pulmonares. In: SAFRAN, M. R.; MCKEAG, D. B. CAMP, S. P (Organizadores). Manual de medicina esportiva. Trad. Fernando Gomes do Nascimento/ 1º ed. São Paulo: Manole, 2002.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Diretrizes para o Manejo da Asma. J Bras. Pneumol. v.38, n.1, p. 1-46, 2012.
SOLER, R. Educação física inclusiva: em busca de uma escola plural. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada e saúde: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2008.
TUBINO, M. J. G. Estudo brasileiro sobre esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá-PR: Eduem, 2010.