Adaptação de materiais e atividades para uma criança com transtorno do espectro do autismo: o trabalho colaborativo no processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.03.p27Palavras-chave:
Trabalho colaborativo. Ensino Regular. Autismo.Resumo
O presente trabalho relata a experiência colaborativa entre a professora do Ensino Regular e a professora do Atendimento Educacional Especializado, na construção e adequação do processo de ensino e aprendizagem de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado na rede municipal de Marilia, interior paulista. Teve como objetivo o desenvolvimento de estratégias e metodologias que proporcionassem a este aluno com autismo um ensino de qualidade, respeitando suas características individuais. Por meio de encontros pontuais para discussão do caso, buscava-se planejar atividades, recursos e estratégias que colaborassem na efetiva participação deste aluno em todas as atividades regulares. Este trabalho teve como base a perspectiva do Trabalho Colaborativo, onde professor especialista e o professor regente da turma planejam juntos procedimentos que colaboram no ensino do estudante, compartilham compromissos e saberes de cada profissional . Pode-se perceber que o desenvolvimento deste trabalho colaborativo trouxe resultados significativos ao desempenho do aluno, visto que no início não conseguia ficar na sala regular e ao final conseguia participar de todas as atividades.