Adaptação de materiais e atividades para uma criança com transtorno do espectro do autismo: o trabalho colaborativo no processo educacional

Autores

  • Sabrina Alves Dias
  • Keila Endo Neves Henrique

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.03.p27

Palavras-chave:

Trabalho colaborativo. Ensino Regular. Autismo.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência colaborativa entre a professora do Ensino Regular e a professora do Atendimento Educacional Especializado, na construção e adequação do processo de ensino e aprendizagem de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado na rede municipal de Marilia, interior paulista. Teve como objetivo o desenvolvimento de estratégias e metodologias que proporcionassem a este aluno com autismo um ensino de qualidade, respeitando suas características individuais. Por meio de encontros pontuais para discussão do caso, buscava-se planejar atividades, recursos e estratégias que colaborassem na efetiva participação deste aluno em todas as atividades regulares. Este trabalho teve como base a perspectiva do Trabalho Colaborativo, onde professor especialista e o professor regente da turma planejam juntos procedimentos que colaboram no ensino do estudante, compartilham compromissos e saberes de cada profissional . Pode-se perceber que o desenvolvimento deste trabalho colaborativo trouxe resultados significativos ao desempenho do aluno, visto  que no início não  conseguia ficar na sala regular e ao final conseguia participar de todas as atividades.

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Publicado

2018-07-08

Edição

Seção

Relato de experiência