Participação e interação social de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de educação física Participação e interação social de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de educação física

Autores

  • Maria Luiza Tanure Alves Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP
  • Edison Duarte Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2017.v18n2.03.p131

Palavras-chave:

educação especial, educação Física, aluno com deficiência

Resumo

O estudo tem objetivo de analisar a inclusão de alunos com TDAH nas aulas de educação física, através da sua participação nas atividades e interação social no grupo. Ao todo participaram da pesquisa 30 alunos da 4º. série (14 meninos e 16 meninas; 10,2 ± 0,62 anos), a qual apresentava um aluno com TDAH. Foram empregados a observação sistemática e o teste sociométrico para avaliação do status social do aluno com TDAH.  O aluno com TDAH não demonstrou dificuldades para compreensão das atividades, porém este apresentou baixo nível de participação nas aulas e envolvimento social com o grupo. 

Palavras-chaves: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; Educação Física; Inclusão; Aluno com deficiência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Tanure Alves, Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP

Professora Doutora na Faculdade de Educação Física - FEF - Unicamp.

Edison Duarte, Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP

Prof. Titular na Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP

Downloads

Publicado

2018-02-22