A Inclusão da Natação na Vida da Pessoa com Deficiência – Uma Análise a Partir da Teoria Ecológica do Desenvolvimento

Autores

  • Giseli FREGOLENTE
  • Milton Vieira do Prado JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n01.4969

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência. Natação. Inclusão.

Resumo

o objetivo deste trabalho foi verificar, utilizando a Teoria Ecológica do Desenvolvimento (TED), como a prática e a aprendizagem da natação pela pessoa com deficiência (PCD) provoca modificações tanto para o praticante como nos outros ambientes vivenciados por ela e também, como os outros ambientes influenciam na aprendizagem da natação. Participaram deste estudo 16 PCD, alunos do projeto
de extensão universitária vinculado, Departamento de Educação Física da Unesp de Bauru, ministrado pelos coordenadores do LAPEF,
que tem por objetivo a inclusão da natação no cotidiano da PCD, sendo os alunos vinculados a uma instituição da cidade de Bauru-SP, três funcionários da Instituição e dois professores do projeto de natação. Foram feitas entrevistas com os familiares dos alunos, com os funcionários da Instituição, com os professores do projeto e analisamos as aulas de natação aplicadas no projeto durante um semestre. Com base nos resultados podemos afirmar que a prática e a aprendizagem da natação pela PCD provoca modificações tanto para o
praticante como para os outros ambientes vivenciados por ela (casa, Instituição) e também, que os outros ambientes vivenciados pela PCD influenciam na prática e no processo de aprendizagem da natação. Usando a terminologia da TED, concluímos que o mesossistema (casa, instituição) influencia no microssistema (aulas de natação), assim como o microssistema influencia no mesossistema, portanto a atividade foi significativa e com persitência temporal influenciando no desenvolvimento da PCD.

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Biografia do Autor

  • Giseli FREGOLENTE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Milton Vieira do Prado JUNIOR

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-04-30