Modelo Lúdico: Favorecendo o Brincar da Criança com Deficiência Física
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n01.4965Palavras-chave:
Brinquedos. Paralisia Cerebral. Avaliação.Resumo
a Avaliação do Comportamento Lúdico e a Entrevista Inicial com os Pais, instrumentos do Modelo Lúdico, são utilizadas
para crianças com deficiência física no período pré-escolar, buscando garantir intervenções que possibilitem o acesso à atividade de brincar. O objetivo desse estudo foi relatar o processo da adaptação transcultural desses instrumentos. A Avaliação do Comportamento Lúdico abrange cinco domínios: interesse geral; interesses lúdicos; capacidades lúdicas; atitude lúdica e expressão das necessidades e sentimentos. A Entrevista Inicial com os Pais abrange perguntas sobre o comportamento lúdico da criança em casa e nos ambientes sociais. Esses
instrumentos tornam-se uma ferramenta importante aos profissionais que utilizam o brincar em suas intervenções, possibilitando que as condutas de intervenção para a atividade do brincar tenham metas claras e que a eficácia dos procedimentos realizados possa ser avaliada.