Modelo Lúdico: Favorecendo o Brincar da Criança com Deficiência Física

Autores

  • Maria Madalena Moraes SANT'ANNA
  • Silvana Maria BLASCOVI-ASSIS
  • Livia MAGALHÃES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n01.4965

Palavras-chave:

Brinquedos. Paralisia Cerebral. Avaliação.

Resumo

a Avaliação do Comportamento Lúdico e a Entrevista Inicial com os Pais, instrumentos do Modelo Lúdico, são utilizadas
para crianças com deficiência física no período pré-escolar, buscando garantir intervenções que possibilitem o acesso à atividade de brincar. O objetivo desse estudo foi relatar o processo da adaptação transcultural desses instrumentos. A Avaliação do Comportamento Lúdico abrange cinco domínios: interesse geral; interesses lúdicos; capacidades lúdicas; atitude lúdica e expressão das necessidades e sentimentos. A Entrevista Inicial com os Pais abrange perguntas sobre o comportamento lúdico da criança em casa e nos ambientes sociais. Esses
instrumentos tornam-se uma ferramenta importante aos profissionais que utilizam o brincar em suas intervenções, possibilitando que as condutas de intervenção para a atividade do brincar tenham metas claras e que a eficácia dos procedimentos realizados possa ser avaliada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Moraes SANT'ANNA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Silvana Maria BLASCOVI-ASSIS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Livia MAGALHÃES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

SANT'ANNA, Maria Madalena Moraes; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria; MAGALHÃES, Livia. Modelo Lúdico: Favorecendo o Brincar da Criança com Deficiência Física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 16, n. 01, 2015. DOI: 10.36311/2674-8681.2015.v16n01.4965. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/4965.. Acesso em: 21 nov. 2024.